Encontro estimula a volta do Proerd-Programa Educacional de Resistências às Drogas em Nova Xavantina

PREVENÇÃO

0

Da Redação – Ezio Garcia

Um encontro acontecido na tarde desta quarta feira, 16, no gabinete do prefeito em exercício Ney Welinton, pode ter determinado a volta do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas em Nova Xavantina.

O projeto é realizado pela Polícia Militar do Estado em parceria com as Secretarias Municipais de Educação das Prefeituras, junto aos alunos da rede municipal e estadual de ensino, e consiste num programa de aulas e palestras de prevenção e combate ao uso de drogas.

De caráter preventivo, o Proerd é um sucesso em todo o Estado, e já foi realizado em Nova Xavantina durante a gestão do ex-prefeito Gercino Caetano Rosa, trazido pelo próprio Ney Welinton, quando vereador.

A grande eficiência do Proerd é que o programa foca nos jovens e adolescentes antes que estes tenham contato com as drogas e tem mostrado resultado em todos os municípios em que foi aplicado.

A VOLTA

A reunião desta quarta feira contou com as presenças do Comandante Geral do 13º Batalhão da Polícia Militar da Regional de Água Boa, Tenente Coronel Souza; do novo Comandante da Polícia Militar de Nova Xavantina, Tenente Diogo; do presidente da Câmara Municipal, vereador Cezinha; vereadores Luizmar Bernardes e Valteri Araújo e a imprensa local; além do prefeito em exercício Ney Welinton.

Na oportunidade, o Coronel Souza falou da necessidade da volta do programa em Nova Xavantina, como fator de combate às estatísticas de ocorrências de roubos na cidade, a maioria deles praticados por usuário de drogas.

“Agora temos também o Proerd-Pais, feito com os pais dos alunos, o que torna o programa mais eficiente ainda” ressaltou o Tenente Diogo, Comandante Interino da PM de NX.

Ambas as autoridades evidenciaram a confiança que a Polícia Militar tem no programa como fator de prevenção ao uso de drogas e a consequente diminuição nas ocorrências policiais, a partir dos resultados alcançados nos municípios em que foi executado.

Tanto o prefeito em exercício Ney Welinton, quanto o presidente da Câmara Cezinha e os vereadores presentes, se posicionaram a favor da volta de programa, e se comprometeram à conversar com o prefeito Cebola assim que ele voltar das férias, para reimplantar o Proerd em Nova Xavantina.

O programa formou quatro turmas no município na gestão do ex-prefeito Gercino, num total de cerca de 400 alunos, com entrega de certificados de conclusão do curso, cerimônia de formação e todas as formalidades legais do processo educacional.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here