Fotos, histórias e memórias marcam o 32º Encontro dos Pioneiros da Marcha para o Oeste, os fundadores de NX

CULTURA

0

Da Redação – Ezio Garcia

Foi no Espaço Cultural Helena Jefferson de Souza, o salão de eventos do Departamento de Nova Xavantina da Sociedade Brasileira de Eubiose que aconteceu o 32º Encontro dos Pioneiros da Marcha para o Oeste no município, seus parentes e descendentes, neste sábado, 02.

O dia amanheceu chuvoso e assim permaneceu, como que abençoando o evento, sempre marcado pela emoção do reencontro e do contato, do reavivamento das memórias e histórias daqueles que abriram o caminho para a criação, fundação e formação de Nova Xavantina.

Neste dia, oficialmente celebrado em todo 28 de fevereiro de cada ano, os pioneiros ainda vivos dos idos de 1943, seus parentes e descendentes espalhados por todo centro oeste, se encontram em Nova Xavantina, numa festa inteiramente dedicada a eles.

FOTOS, HISTÓRIAS E MEMÓRIAS

Realizada pela APMPO – Associação dos Pioneiros da Marcha para o Oeste, atualmente sob a presidência de Neide Freitas, o encontro tem o seu protocolo de formação da Mesa de Autoridades, entrada das Bandeiras -de NX, Mato Grosso e do Brasil-, pronunciamentos da Mesa, almoço e tarde dançante, até enquanto durar o folego.

Brilhantemente decorada pelos membros da Associação, pelas dependências do salão de eventos da SBE se viu dezenas de banners com fotos de Pioneiros históricos, conhecidos da população, que pode, neste dia, matar a saudades de tantos que já nos deixaram., um dos pontos ricos do encontro. Sempre é bom ver fotos.

Prefeito e vice prefeito com suas esposas, presidente da Câmara, vereadores e muitos, muitos Pioneiros e seus descendentes superlotaram o salão, proporcionando mais uma vez um dia agradabilíssimo, recheado por histórias de bravura, despreendimento, arrojo, coragem e determinação, atributos típicos dos homenageados, que neste dia relembram todos esses feitos, que marcaram a história de Nova Xavantina e do Brasil.

Estão de parabéns todos os envolvidos.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here