Com aula inaugural do curso de Direito, está inaugurada a era do debate no Campus da Unemat de NX

NOVA FASE

0

Da Redação – Ezio Garcia

Até então centrado em cursos das chamadas ciências exatas, como Ciências Biológicas, Agronomia e Engenharia Civil, tendo só Turismo  fora desta classificação -um curso novo dentre as profissões brasileiras-, o Campus da Unemat de Nova Xavantina estreou a  fase das chamadas ciências humanas tradicionais entre seus cursos na noite da última segunda feira, 05, com a aula inaugural do curso de Direito, em evento ocorrido no anfiteatro do Campus.

Conseguido à duras penas  graças à ação da Prefeitura Municipal através do prefeito João Batista Vaz da Silva, o Cebola, e o Campus da Unemat, através de seus coordenadores (atual e ex), diretores, professores e a Reitoria do Campus de Cáceres; o curso será mantido com recursos da Prefeitura -que garante o salário dos professores e a construção de duas salas de aula, conforme ordem de serviço assinada pelo prefeito no ato da aula inaugural.

AULAS CONDENSADAS

São cinquenta alunos no período matutino e cinquenta no período noturno que tiveram as primeiras aulas nesta segunda feira. Pela manhã, o Prof. Ozéias Carmo Neves ministrou aula de Ciência Política e à noite, Dr. Marco Aurélio Marrafon ministrou aula de Direito Constitucional.

Segundo o Coordenador do curso, Prof. Rodrigo Tarsitano, os módulos serão condensados, isto é, cada professor leciona toda a sua matéria do semestre de uma só vez. O Prof. Ozéias por exemplo,  irá ministrar sua matéria durante vinte e dois dias, depois entra outra disciplina e outro professor, e assim sucessivamente.

E SURGE O DEBATE

A implantação e funcionamento do curso de Direito no Campus da Unemat de NX inaugura a fase humanística da universidade no município, ensejando o debate entre alunos e professores sobre temas e assuntos da atualidade, como Legislação e Poder, Direito e Política, o Judiciário e o Legislativo -áreas de atuação e de conflitos-, o Judiciário e o Executivo, o Legislativo e o Executivo, e assim por diante, o que vai criar um clima que forçosamente se refletirá na comunidade, já que a universidade está inserida no município e vice versa, um recebendo do outro os eflúvios de suas realizações.

Dando sequência à apresentação das entrevistas feitas no evento de inauguração do curso , o programa Sintonia Roncador desta quarta feira, 07,  irá apresentar entrevistas com o Coordenador do Campus da Unemat-NX, Prof. Cezar Crispin; o ex-coordenador hoje Pró Reitor do Campus de Cáceres, Prof. Ricardo Umetsu; com o Prof. Ozéias Carmo Neves e com o prefeito Cebola.

O programa começa às 13 horas na Rádio Roncador FM. Acompanhe!

 

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here