Desfile de 07 de Setembro de NX terá premiações e protesto da Unemat contra cortes na Educação

VIVA O BRASIL!

3

Da Redação – Ezio Garcia

Desde de que o mundo é mundo, o tradicional desfile de 07 de setembro em Nova Xavantina é um evento grandioso, organizado, feito com seriedade e patriotismo, e respeito aos valores cívicos da Nação, com as escolas e entidades se empenhando ao máximo para dar o melhor de si e fazer bonito na data de maior significação histórica de nosso povo: o dia da Independência do Brasil de Portugal; o dia em que a Pátria Brasileira tomou para si seu destino de grande Nação.

TRADIÇÃO

Já houve anos, na década de 80, em que as escolas e os aunos, atravessavam a cidade de um lado à outro, vindo do setor Nova Brasília para o setor Xavantina, no calor de setembro, engalanados pelas fantasias, decorações, adereços criados pelas escolas, bandeiras, faixas, carros alegóricos e centenas de alunos que enfrentavam nossas ruas empoeiradas da época, indo terminar gloriosamente na Praça Cívica, marco zero da cidade.

Essa tradição nunca morreu, e embora o trajeto hoje seja mais curto, o horário seja outro, todos participam: escolas municipais, estaduais, públicas e particulares, entidades, associações, Instituições, corporações, enfim; todos os atores do setor educacional e de prestação de serviços da comunidade vão desfilar pela Av. Couto Magalhães a partir das 18 horas deste sábado, 07 de setembro, com saída do Auto Posto Uirapuru e chegada na Praça Audimar Hemming.

PREMIAÇÃO

Em coletiva de imprensa realizada nesta sexta feira, 06, na Prefeitura Municipal, o prefeito João Batista Vaz da Silva, o Cebola, ao lado da Secretária Municipal de Educação, Profª Nini, anunciou para este ano um sistema de premiação para as melhores apresentações das escolas.

Serão dez provas, cada uma delas valendo R$ 500,00 em prêmio, que poderão ser distribuídos para várias escolas ou só para uma, dependendo das apresentações. “È uma forma de incentivar nosso civismo nas escolas, de modo a que o desfile seja cada vez mais rico de conteúdo” disse o prefeito na coletiva.

“Desde pequeno eu participo do desfile, quando era aluno, meu sonho era tocar na fanfarra, nunca consegui” lembrou Cebola, que foi aluno regular da Escola Estadual JK, que abriga um dos maiores públicos estudantis da cidade, ao lado da Escola Estadual João Mallet.

UNEMAT

Do desfile deste ano também participará o Campus da Unemat de Nova Xavantina, com alunos e professores, que irão protestar contra atual política de cortes nos recursos das universidades estaduais praticados pelo governo do Estado, na esteira da política do governo federal para o setor.

Segundo os professores, o governador Mauro Mendes cortou o pagamento de bolsas para os cursos de Mestrado e Doutorado da Unemat, além de contingenciar recursos mesmo para o dia a dia da Instituição, utilizados nas despesas domésticas.

Para a maioria dos professores e alunos do Campus, “a ciência parou ou vai parar”, a continuar a atual política de ensino praticada pelos governos estadual e federal.

O desfile de 07 de setembro de Nova Xavantina começa às 18 horas, na Av. Couto Magalhães. Participe!

COMPARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. A UNEMAT fazer protestos contra cortes e/ou contingenciamento financeiro por parte do Governo estadual e federal é válido…mas não no dia que se comemora a independência do País, quem vai nas praças ou ruas quer ver é desfiles , comemorar o civismo e não protestos!

  2. Amigo Marcelo, eu acho válido a Instituição deixar a sua mensagem no dia em que se comemora a Independência do Brasil. Será uma manifestação do Campus da Unemat de NX, cujo conteúdo é totalmente válido. Acho que os demais Campus deveriam apoiar a iniciativa.

  3. Só para título de esclarecimento
    O corte das Bolsas de mestrado e doutorado não foram feitas pelo governo Mauro Mendes… Foi o governo federal…foi o ministério da educação que cortou os recursos da pesquisa implicando diretamente nas bolsas financiadas pela CAPES e pelo CNPQ. ..
    E essa não é uma luta só das universidades ou da UNEMAT. .. defender a educação, defender o acesso a educação, defender que qualquer brasileiro possa estudar numa escola decente, com bons professores, com respeito aos professores e com reconhecimento pelo valor da educação é dever de todos nós. A defesa da educação não tem ideologia, não tem cor, não tem credo. Essa é uma causa que não tem partido. Então precisamos entender que defender a educação significa garantir a construção de uma sociedade mais igualitária. No dia 07 de Setembro é um dia para essa reflexão. A UNEMAT vai prestigiar o Ato Cívico, tradição de nossa cidade. E cada um, acadêmicos, Professores ou técnicos, é livre. Então, caso alguém leve seu Cartaz e nele manifestar sua indignação contra esse ataque injustificável à educação será apenas a universidade sendo uma universidade: local onde a democracia é pilar que sustenta sua estrutura e onde estimula-se o questionamento e a liberdade de expressão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here