SBE realiza “Sarauzinho Xavantina” nesta sexta, 15, dia em que se comemora a Proclamação da República

SEMEANDO O FUTURO

0

Da Redação – Ezio Garcia

O feriadão de sexta feira que se aproxima, no dia em que se comemora a Proclamação da República acontecida há exatos 110 anos, trará uma série de atividades para os membros do Departamento da Sociedade Brasileira de Eubiose de Nova Xavantina e da região do Roncador -de Brasília à Palmas-TO- e do Brasil inteiro de uma forma geral.

É o encontro anual do chamado Sistema Geográfico do Roncador, que engloba todo o Vale do Araguaia e o Centro Oeste, destinado aos membros e Representantes de cada cidade onde exista um Departamento ou Representação da Instituição, que participam todos os anos do evento que recicla valores, atualiza conhecimentos e define o calendário de ações e viagens da SBE na região para o ano seguinte.

Dezenas de Irmãos e Irmãs da SBE de todo o Brasil estão sendo aguardados em Nova Xavantina neste próximo final de semana.

COMO É

Composto por palestras, que embora tratem de temas internos da SBE são abertas ao grande público que se interesse pelos temas, como professores, alunos, pesquisadores, estudantes e curiosos, e atividades Ritualísticas -estas reservadas para o público interno-, o Encontro do SGR deste ano terá uma novidade, trazida por um membro do Departamento On line da SBE, a focalizadora Najla Campos.

Trata-se do “Sarauzinho Xavantina para crianças e adolescentes”, que segundo a focalizadora, é “um evento festivo, um sarau de poesias, onde se experencia de maneira divertida variados tipos de leitura, com temáticas sobre a amizade, brincadeira, natureza, literatura indígena…com muita música e animação!”.

Além da atividade estar de pleno acordo com o lema da Sociedade Brasileira de Eubiose, definida pelo seu fundador, Professor Henrique José de Souza, e sua esposa, Dona Helena Jefferson de Souza, como “Spes, Messis in Semine” ou, “A Esperança da Colheita se acha na Semente”; está também diretamente relacionada à atividades que estão sendo desenvolvidas pela SBE no Roncador.

CONCURSO LITERÁRIO

Sendo o sarau por definição uma atividade com finalidade literária, está de acordo com o espírito do trabalho implantado na região por membros da SBE há anos, que é o concurso literário “Prêmio Professor Henrique José de Souza-cidade de Nova Xavantina-MT”,  que na convenção bi anual do próximo ano irá para a sua quarta edição.

No lançamento do projeto, o cantor e compositor Almir Sater cantou na Praia do Sol, no dia da entrega das premiações, durante a convenção daquele ano da SBE em Nova Xavantina.

O CAMINHO É A EDUCAÇÃO

O “Sarauzinho Xavantina” é aberto à todo público local e regional, e aliás, depende do público alvo para cumprir o seu objetivo de semear valores culturais, históricos, pedagógicos, familiares e educacionais nas sementinhas que formarão o Brasil e o mundo do amanhã. Pais, alunos, professores e familiares, todos são bem vindos ao evento.

Recentemente, no Congresso Nacional, a presidência da Sociedade Brasileira de Eubiose firmou compromisso com a Educação, como única saída e caminho para o gigante adormecido despertar, para o Brasil despertar e alcançar o seu lugar que lhe é devido no concerto das Nações.

Será nesta sexta feira, dia 15, feriado nacional dedicado à Proclamação da República, no horário das 9.30 às 11.00 horas da manhã, no Espaço Cultura Helena Jefferson de Souza, em frente ao Tempo da SBE de Nova Xavantina.

“O caminho é a Educação. Todos pela Educação”

 

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here