Implantação da UPA, laboratório fora do hospital, creche integral…conheça as ideias de Anilton Moura para NX

ELEIÇÕES 2020

0

Da Redação – Ezio Garcia

Dentro do quadro de apresentação aos leitores (as) dos pré candidatos à vereador que irão disputar nas eleições do próximo ano uma vaga no legislativo municipal, enfocamos hoje o Enfermeiro Padrão e vereador suplente, Anilton Moura, pré candidato à vereador na área da Saúde para o mandato 2021/2024.

De tradicional família nova xavantinense, sobrinho e afilhado do grande Celso Moura, e filho do ex-presidente do diretório municipal do DEM, Valdivino Moura; Anilton Moura assumiu a cadeira no legislativo por duas vezes no atual mandato, tendo trabalhado principalmente no setor da Saúde, seu foco de atuação e trabalho profissional.

Atualmente é Coordenador da Unidade Básica de Saúde (PSF) 03 -Gabriel Caetano Rosa Abreu- situada no bairro Jardim Santa Ana, que tem sob sua jurisdição 3.400 moradores cadastrados, a maior UBS do município.

Com larga experiencia no setor, enriquecida com os plantões nos finais de semana no Hospital Municipal, Moura cita as duas principais propostas de sua linha de ação na área da Saúde.

UPA

Uma delas é a implantação no município de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que existe em vários municípios brasileiros, inclusive em Barra do Garças, e entre outras coisas, desafoga e muito o fluxo de atendimento nos hospitais, no caso específico de NX, sobrecarregado com o acúmulo de demanda.

Segundo explicou Moura, as UPAs funcionam como um Pronto Socorro,  fazendo o primeiro atendimento à vítimas de acidentes, brigas com lesões corporais, acidentes de trânsito e outras ocorrências, o que não acontece nos PSFs, que tratam apenas da medicina preventiva.

“As UPAs possuem leitos nos quais os pacientes podem ficar por até 48 horas, até serem estabilizados, e terem alta se houver melhora, ou serem encaminhados para  outras unidades de saúde que possam melhor lhe atender; o que diminuiria e muito a carga atual do nosso hospital municipal, que está sobrecarregado e vai ficar cada vez mais sobrecarregado porque nossa população está aumentando, aumentando este tipo de demanda” pontuou.

Segundo Moura, os recursos para implantação das UPAs são provenientes cem por cento do governo federal, que financia inclusive a construção do prédio. “Basta ter um projeto e correr atrás dos recursos” apontou.

LABORATÓRIO FORA DO HOSPITAL

Também na área da Saúde de Nova Xavantina, uma ação que Moura acha imprescindível é a construção de um novo laboratório de análises clínicas, fora do prédio hospital municipal, que segundo ele, tem que melhorar sua capacidade de atendimento (aumento do número de leitos,etc) e isso não é possível com o laboratório funcionando no mesmo prédio.

“Pode ser até no terreno do hospital, que tem espaço para isso, mas não dentro, porque isso inviabiliza tanto um como o outro, nenhum dos dois pode crescer e oferecer um serviço de melhor qualidade à população por estarem confinados num mesmo espaço físico” justificou.

Há seis anos atuando e trabalhando em busca da saúde plena da população, Moura acredita que com seus conhecimentos técnicos, científicos e práticos -lavrados no dia a dia de seu trabalho nas unidades de saúde de NX- pode ajudar o próximo prefeito nas melhorias do setor.

CRECHE INTEGRAL E MÃO DE OBRA QUALIFICADA

Outra preocupação do vereador suplente é com o atual funcionamento da Creche Profª Giovana Marra,no bairro Toneto, que só atende em um período às crianças. Segundo ele, a creche teria que atender no período integral, para os pais poderem trabalhar livremente, ou estudar, pois quando chega no período das férias, os pais se veem desassistidos deste serviço.

Neste sentido, Moura aponta a reabertura da creche do setor Xavantina como necessária para atender às famílias. “Já tem o prédio para isso” reforçou.

O treinamento e formação profissional dos nossos jovens e trabalhadores em geral está no plano de trabalho do pré candidato, através de parcerias com órgãos e instituições especializadas, como Sebrae, Senar, Senaq, Senai, afim de facilitar a população na obtenção de emprego

“Agente ouve falar que a dificuldade é encontrar mão de obra especializada, então a solução é incentivar e realizar esses cursos para suprir a necessidade” destacou.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here