Nesta sexta, programa Globo Repórter enfoca a Serra do Roncador e o Templo da SBE de Nova Xavantina

TÁ NA GLOBO

4

Da Redação – Ezio Garcia

Será nesta sexta feira, 06, a apresentação do programa Globo Repórter da Rede Globo de Televisão enfocando a região da Serra do Roncador, e nela, o Templo da Sociedade Brasileira de Eubiose, em Nova Xavantina, bem como a filosofia da Instituição em si, com entrevistas com seus membros e discípulos e imagens de um Ritual no Templo especialmente feito para o programa.

As gravações em Nova Xavantina aconteceram no último dia 28 de agosto e tiveram o estilo e voz marcantes de Francisco José nas reportagens, que foram feitas também em Barra do Garças e Canarana.

BASTIDORES 

“Este é o meu 102º Globo Repórter” disse o renomado profissional da Rede Globo durante almoço com a equipe no Restaurante Águas do Manso, após as filmagens.  Naquele dia, segundo ele, Sergio Chapelin estava gravando o último programa de sua carreira, que foi ao ar há poucas semanas atrás.

O programa enfocou as belezas e mistérios da Serra do Roncador, que povoam o imaginário popular, como o desaparecimento do Coronel Percival Henry Fawcett na região nos idos de 1920, cuja história inspirou o cineasta Steven Spielberg na criação do personagem Indiana Jones.

CASA DO CORONEL VANIQUE

As filmagens em Canarana e Barra do Garças buscaram mostrar as belezas naturais da Serra e sua interligação com os primeiros habitantes da região, os indígenas Xavantes, considerados os guardiões do Roncador.

Em Nova Xavantina, a equipe filmou também a casa onde morou o Coronel Flaviano Mattos Vanique, Chefe da Expedição Roncador Xingú, que está sendo totalmente restaurada pela Prefeitura Municipal.

É nesta sexta feira, 06, no programa Globo Repórter, da Rede Globo de Televisão. Não perca!

COMPARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • bom dia Raquel, conheço tudo isso que vao apresentar, realmente é 1 lugar lindo, místico, cheio de energia positiva, meu irmao mora em Barra do Garças ha mais de 30 anos, 1 abraço!!!!!!

  1. Abaicho o desmatamento e o agrotóxico na Serra do Roncador, esta soja ja polui o lençol freático, as nascentes que eram límpidas e sobretudo a qualidade de vida dos indígenas e populares.

  2. meu quintal, meu berço, minha fonte de inspiração. NO CD. VENTOS DO ARAGUAIA, onde retrato os valores sociais, as lembranças, a paisagem, a terra enfim. PENA QUE AS PESSOAS NÃO ENTENDERAM O QUE FIZ. Mas não importa. o que fiz tá feito, e as musicas que compus, um dia poderão servir para outros se interessarem por essa região. Não se pode dar algo valioso pra quem e exigir que ela vislumbre o seu real valor, se ela não percebe o seu valor, não é ???? verifiquem no http://www.youtube.com/astulio da Mata – na aba vídeos. tem alguns itens e vou editar a musica tema ventos do Araguaia, onde canto também e rendo minha homenagem e carinho à serra do roncador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here