Suicídio, causas e consequências, é tema de palestra da Federação Espírita de MT neste sábado na Escola JK

PASSANDO À LIMPO

0

Da Redação – Ezio Garcia

Acontecerá neste sábado, 23, às 19.30 horas na Escola Estadual JK, em Nova Xavantina, um mini seminário organizado pela Casa Espírita Caminhos da Luz – São Vicente de Paula, de Nova Xavantina, e coordenado pelo presidente da entidade, Perilo José Sabino Nunes.

O evento faz parte da programação da transformação da Casa Espírita de NX -filiada à Federação Espírita do Estado de Mato Grosso e que funciona há 20 anos na Rua Estevão de Mendonça, atrás da Torneadora HP, no bairro Barro Vermelho-, em pólo regional da FEEMT, cobrindo a região do Médio Araguaia. O evento acontecerá às 16 horas.

Á noite, no auditório da Escola JK, o seminário terá duas partes ou abordagens, que serão ministrados pelos palestrantes Lacordaire Abraão Faiad, presidente da FEEMT, e pelo membro Ângelo Junqueira.

CAUSAS

Falando ao site SN e programa Rezende Notícias na manhã desta quinta feira, 21, Perilo -servidor público concursado na área de vigilância ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de NX- disse que entre as causas presumíveis do ato do suicídio -cuja incidência aumenta e preocupa as autoridades de todo o País-, está a genética, quando pessoas com tendencias por exemplo à depressão, podem desenvolvera predisposição ao suicídio.

“Além das questões sociais e de relacionamentos, frustrações, decepções e outros embates do dia a dia, pode estar a causa genética, quando pessoas podem passar duas ou três gerações sem desenvolver essa pré disposição, mas que podem aparecer diante de um quadro de dificuldades pessoais” disse Perilo.

“Nesta hora entra o “Livre Arbítrio” do indivíduo, ou seja, aquele questionamento: “eu posso mas não devo”, como dizia São Paulo”, argumentou.

Em Mato Grosso, segundo levantamentos divulgados pela imprensa, aumenta consideravelmente os casos de suicídios principalmente entre os jovens, como em Nova Xavantina, que a ocorrência é recorrente, tendo último caso consumado há menos de um mês.

A entrevista completa com Perilo José Sabino Nunes irá ao ar no programa Rezende Notícias desta quinta feira, 21, que começa às 12 horas pela Rádio Rezende FM -90.7 – sintonizada em você. Não perca!

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here