“O trem vai apitar por aqui” diz Dr. Pagot sobre a FICO na Audiência Pública em Água Boa

EM FRENTE...

0

Da Redação – Ezio Garcia

Em Audiência Pública que tratou da manutenção do traçado original da FICO – Ferrovia de Integração do Centro Oeste (trecho de 383 km entre Campinorte (GO) e Água Boa) o ex-Secretário de Estado de Infra Estrutura e ex-Diretor Geral do DNIT, economista Luís Antonio Pagot reiterou as projeções otimistas para início da construção em 2019: “O trem vai apitar por aqui” disse ele, comemorando o fato.

A Audiência aconteceu no auditório da UAB – Universidade Aberta de Água Boa  e foi concebida pela Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso, através do deputado Ondonir Bortolini, o Nininho (PSD), que presidiu e conduziu o encontro, idealizado após uma recente proposta de mudança do traçado original do trecho, que sai de Campinorte (GO), entra em MT por Cocalinho, passa por Água Boa, até chegar em Lucas do Rio Verde.

SEM MUDANÇA

A alteração no traçado havia sido proposta por um grupo de empresários que queriam que os trilhos da FICO passassem por uma região mais próxima à Querênca, o que foi rejeitado por todos, inclusive pelo prefeito de Querência, Fernando Görgen, presente no encontro e que discursou em favor do traçado original.

Segundo todos os palestrantes, a mudança acarretaria em perder todo os tempo que se gastou até aqui (20 anos) para estudo e viabilização da obra, que já está com todas as licenças ambientais prontas e dinheiro em caixa.

CONFRMADO

“É projeto pronto, confirmado, com recursos alocados, licenças ambientais concluídas, mantendo o traço original, o TCU já tem condições de licitar a obra para início em 2019” disse Dr. Pagot ao site SN e programa Sintonia Roncador. Segundo ele, com a ATA da Audiência Pública realizada nesta quinta feira em Água Boa enviada à ANTT – Agencia Nacional de Transportes Terrestres, o assunto da mudança do traçado estará definitivamente enterrado.

Presente no encontro, o Assessor da presidência da ANTT, Ronaldo Magalhães, confirmou as palavras do economista. “A FiICO é um projeto que vem sendo estudado à 20 anos, é prioridade do governo federal, está com as licenças ambientais prontas e recursos garantidos” pontuou o técnico.

REPRESENTATIVIDADE

Na Audiência também esteve presente o senador Welinton Fagundes (PR); a presidente da Associação Nacional dos Transportes Terrestres, Edna Capistrano; deputado estadual eleito Dr. Eugênio; presidente da Associação Mato grossense dos Municípios, Neurilan Fraga; prefeito de Água Boa, Mauro Rosa e mais 17 prefeitos da região do médio, alto e baixo Araguaia; o presidente da Câmara Municipal de Água Boa, Ari Zandoná e cerca de 100 vereadores da região.

De Nova Xavantina, participaram do encontro o prefeito João Batista Vaz da Silva, o Cebola; presidente da Câmara Municipal, vereador João Bangue; vereadores Paulo Cesar Trindade, Luizmar Bernardes, Pedro Breitemback, Sávio Luís e Rosimeire Pazeto.

Entrevistas com Dr. Luíz Antonio Pagot, Ronaldo Magalh~es, Dr. Eugênio, prefeitos Maujro Rosa e Cebola, senador Welinton Fagundes e deputado Nininho irão ao ar nesta sexta feira, às 12 horas, no programa Sintonia Roncador, da Rádio Roncador FM. Confira!

 

 

o

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here