“Nossa gente, nossas histórias”: Pioneiro Manezin conta a história do desenvolvimento do setor Nova Brasília

MEMÓRIAS DE NOVA XAVANTINA

0

Da Redação – Ezio Garcia

Falando ao site Sintonia News e programa Sintonia Roncador na manhã desta quinta feira, 06, o pioneiro Manoel Alves de Souza concedeu uma emocionante entrevista, em que relata histórias e vivencias desde quando aqui chegou, em 1.952.

Membro de uma família de pioneiros, cujo símbolo maior -Sr. Salomão Gomes- faleceu recentemente, Manezin -como ficou registrado seu apelido no município- falou de seu trabalho no hospital da fundação, no prédio onde hoje funciona a sede da Prefeitura Municipal.

Alí ele trabalhou de porteiro, atendente, e na farmácia popular, que era na sala onde hoje está a instalada o setor de Tributos. Daquele tempo, ele cita que Dr. Adelmo Barros, então com quatro anos de idade, já dizia para todos o que chamavam pelo nome: “Adelmo não, Dr. Adelmo” dizia ele, conforme contou Manezin.

SETOR NOVA BRASÍLIA

Seu ponto forte no entanto foi sua relação com o desenvolvimento do setor Nova Brasília, cujo nome foi ele quem deu; além de ter construído um hotel que depois vendeu para Dr. Aílton Vieira de Rezende para fundar o Hospital Nova Brasília, cujo nome também foi um pedido seu.

Manezin também trouxe o primeiro posto de gazolina da cidade, que depois virou Auto Posto Uirapuru, vendido para o Sr. Geraldo Parreira (in memorian); a primeira farmácia e o primeiro campo de futebol, em parceria com os amigos José Prudencio Alves -Seo Zuza- Sr. Nezinho e outros.

CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL

Em 1982, corajosamente, lançou-se candidato à deputado estadual por Nova Xavantina, e fez mais de 3 mil votos em todo o Estado, o mais votado da cidade, tendo cogitado para assumir como suplente pelo então prefeito de Barra do Garças, Sr. Wilmar Peres de Farías (in memorian), mas teve sua vaga ocupada pelo cunhado de Wilmar, ex-deputado estadual Beto Cruz (in memorian).

Tendo chegado várias vezes as lágrimas durante a entrevista, Manezin falou com ardor do atual prefeito João Cebola e do ex-prefeito Gercino Caetano Rosa. A entrevista completa, de quase quarenta minutos, irá ao ar nesta quinta feira, ao meio dia, no programa Sintonia Roncador, veiculado pela Rádio Roncador FM.

Não percam. Vale à pena conferir!

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here