SBE realiza “Sarauzinho Xavantina” nesta sexta, 15, dia em que se comemora a Proclamação da República

SEMEANDO O FUTURO

1

Da Redação – Ezio Garcia

O feriadão de sexta feira que se aproxima, no dia em que se comemora a Proclamação da República acontecida há exatos 110 anos, trará uma série de atividades para os membros do Departamento da Sociedade Brasileira de Eubiose de Nova Xavantina e da região do Roncador -de Brasília à Palmas-TO- e do Brasil inteiro de uma forma geral.

É o encontro anual do chamado Sistema Geográfico do Roncador, que engloba todo o Vale do Araguaia e o Centro Oeste, destinado aos membros e Representantes de cada cidade onde exista um Departamento ou Representação da Instituição, que participam todos os anos do evento que recicla valores, atualiza conhecimentos e define o calendário de ações e viagens da SBE na região para o ano seguinte.

Dezenas de Irmãos e Irmãs da SBE de todo o Brasil estão sendo aguardados em Nova Xavantina neste próximo final de semana.

COMO É

Composto por palestras, que embora tratem de temas internos da SBE são abertas ao grande público que se interesse pelos temas, como professores, alunos, pesquisadores, estudantes e curiosos, e atividades Ritualísticas -estas reservadas para o público interno-, o Encontro do SGR deste ano terá uma novidade, trazida por um membro do Departamento On line da SBE, a focalizadora Najla Campos.

Trata-se do “Sarauzinho Xavantina para crianças e adolescentes”, que segundo a focalizadora, é “um evento festivo, um sarau de poesias, onde se experencia de maneira divertida variados tipos de leitura, com temáticas sobre a amizade, brincadeira, natureza, literatura indígena…com muita música e animação!”.

Além da atividade estar de pleno acordo com o lema da Sociedade Brasileira de Eubiose, definida pelo seu fundador, Professor Henrique José de Souza, e sua esposa, Dona Helena Jefferson de Souza, como “Spes, Messis in Semine” ou, “A Esperança da Colheita se acha na Semente”; está também diretamente relacionada à atividades que estão sendo desenvolvidas pela SBE no Roncador.

CONCURSO LITERÁRIO

Sendo o sarau por definição uma atividade com finalidade literária, está de acordo com o espírito do trabalho implantado na região por membros da SBE há anos, que é o concurso literário “Prêmio Professor Henrique José de Souza-cidade de Nova Xavantina-MT”,  que na convenção bi anual do próximo ano irá para a sua quarta edição.

No lançamento do projeto, o cantor e compositor Almir Sater cantou na Praia do Sol, no dia da entrega das premiações, durante a convenção daquele ano da SBE em Nova Xavantina.

O CAMINHO É A EDUCAÇÃO

O “Sarauzinho Xavantina” é aberto à todo público local e regional, e aliás, depende do público alvo para cumprir o seu objetivo de semear valores culturais, históricos, pedagógicos, familiares e educacionais nas sementinhas que formarão o Brasil e o mundo do amanhã. Pais, alunos, professores e familiares, todos são bem vindos ao evento.

Recentemente, no Congresso Nacional, a presidência da Sociedade Brasileira de Eubiose firmou compromisso com a Educação, como única saída e caminho para o gigante adormecido despertar, para o Brasil despertar e alcançar o seu lugar que lhe é devido no concerto das Nações.

Será nesta sexta feira, dia 15, feriado nacional dedicado à Proclamação da República, no horário das 9.30 às 11.00 horas da manhã, no Espaço Cultura Helena Jefferson de Souza, em frente ao Tempo da SBE de Nova Xavantina.

“O caminho é a Educação. Todos pela Educação”

 

 

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Fiquei muito feliz em saber que as atividades da SBE em MT, ocorrem de vento em popa, também sinto muito orgulho de ter participado um pouquinho dessa egrégia instituição, felicidades e êxito sempre.
    Abraço de coração a todos os irmãos e ao povo de Nova Xavantina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here