Pioneiros realizam uma das melhores festas de sua história em Nova Xavantina; confira

O PRAZER DO REENCONTRO

0

Da Redação – Ezio Garcia

O encontro anual promovido pela Associação dos Pioneiros da Marcha para o Oeste – realizado em Nova Xavantina em comemoração ao dia 28 de fevereiro de 1944, dia em que os expedicionários chefiados pelo Coronel Flaviano de Matos Vanique alcançaram a margem direita do Rio das Mortes e fundaram o atual município de Nova Xavantina-, costuma ser alegre, histórico, fonte do prazer pelo reencontro entre seus descendentes, parentes e amigos.

Este ano porém, o evento que aconteceu neste sábado, 07, no salão de festas da Paróquia São Sebastião, foi tudo isso e muito mais. Por algum motivo -fruto dos novos tempos com toda certeza- o foco das conversas não girou em torno do reavivamento de lembranças de fatos passados, histórias de bravura e heroísmo vividos pelos homenageados, como sempre acontece.

O PRAZER DE ESTAR JUNTO, DE NOVO

Desta vez, a tônica de encontro foi simplesmente o prazer espontâneo e natural de estar juntos novamente, pioneiros antigos e atuais, parentes e descendentes dos expedicionários e funcionários da antiga Fundação Brasil Central e trabalhadores no comércio, indústria, empresários, profissionais liberais, todos moradores antigos de Nova Xavantina, que tiveram na realização da festa a oportunidade de estar juntos novamente.

Algo assim como a súbita constatação de que “puxa, estamos aqui juntos de novo e sempre, e já temos história”.

PEQUI E CHAMBARI

O almoço impecável e saboroso, que teve arroz com pequi  e muito pequi, do Xingú, para delírio dos aficcionados, churrasco e demais acompanhamentos; o chambari famoso e tradicional, meio esquecido nestes tempos de modernidades, também este presente, cerveja ao preço de quatro latinhas por dez reais e refrigerantes à vontade, emolduraram o ambiente feliz e agradável do encontro.

Na Mesa de Autoridades, formaram Pioneiros homenageados e seus descendentes, prefeito João Batista Vaz da Silva, o Cebola,  e sua esposa Dona Edna Volf Vaz, deputado federal José Medeiros (Podemos), que veio prestigiar o evento; presidente da Câmara, vereador Paulo César Trindade, o Cezinha; ex-vereador, Pioneiro e autor da lei que criou o Dia dos Pioneiros dia 28 de fevereiro, João Bosco Nascimento, Pioneiros Srs. Nelson Bispo -ex-prefeito de NX (foto), Adão Gomes, Benedito Celestino, Raimundo Pereira dos Santos -o Sr. Dico- e outros Pioneiros.

ORGANIZAÇÃO

Os vereadores Valteri Araújo, o Valtinho -que trabalhou no chambari- e Dr. Eduardo Ribeiro da Silva também estiveram presentes.

A festa este ano foi organizada pelo descendente de Pioneiros, jornalista Janio Gomes, que acertou em cheio no formato de sua realização, caprichando no almoço, disponibilizando duas duplas pratas da casa para embalar os dançarinos e festeiros: Thiago e Celismar, César e Furquim e propiciando a ambiente descontraído que se verificou.

Presentes estavam todos, ou quase todos, os nova xavantinenses que tocam esta cidade, desde os seus fundadores, até os atuais protagonistas de sua história.

Estão de parabéns todos os envolvidos. Vejam as fotos:

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here