De vereador menos votado à prefeito municipal: conheça a trajetória de João Bang em Nova Xavantina

LINHA RETA

1

Da Redação – Ezio Garcia

Quem entra hoje no gabinete do prefeito da Prefeitura Municipal de Nova Xavantina, e vê alí sentado, na cadeira que já foi de José Frederico Fernandes, Dr. Oswaldo Toyama e de todos os demais prefeitos eleitos pelo voto direto da população, não acredita que quem está alí agora e pelos próximos quatros anos, é o ex-vereador e ex-presidente da Câmara, João Machado Neto, o João Bang.

Mas se esse alguém refrescar a memória, verá que não há nada de novo no fato. “Sempre disse que seria prefeito de Nova Xavantina” lembra João Bang, com o seu sonho plenamente realizado.

Foi assim também quando veio morar no município, há 22 anos. Conhecido apenas por ser filho do lendário Luís Bang, ex-prefeito de Porto Alegre do Norte e forte liderança política da região do baixo Araguaia, casou-se com a filha de uma família de moradores de NX, Fernanda Rios e aqui construiu sua vida política, interessado pela área da Saúde desde os tempos da gestão do pai em Porto Alegre do Norte.

PRESIDENTE DA CÂMARA

Candidato à vereador no pleito 2016/2020, entre os concorrentes estava entre os menos cotados para assumir a cadeira no legislativo, motivo até de discriminação entre os rivais, por ser originalmente de outra região e não ter lastro político na comunidade. Mas ganhou.

Foi o menos votado entre os eleitos, carregado pela excelente votação do companheiro de partido Fernando Souza, e no dia 01 de janeiro de de 2017, estava entre os eleitos na cerimônia de pósse. E mais: com sua habilidade política, sagrou-se presidente da Câmara no mesmo dia.

DEVOLUÇÃO DE RECURSOS

Daí para frente nunca mais parou a sua expansão na vida pública local e regional. Como presidente do legislativo, realizou uma façanha nunca antes vista em todo Estado e talvez no País: fruto de suas economias, devolveu recursos significativos para o Poder Executivo, cerca de R$ 1 milhão em sua gestão de dois anos, o que  possibililtou a compra pela gestão municipal de ambulâncias e investimentos na área da Saúde e Educação, fato reconhecido e elogiado por lideranças regionais e estaduais.

Fora da Mesa Diretora, candidatou-se à presidência da UCMMAT- União das Câmaras Municipais de Mato Grosso, em janeiro de 2019. Perdeu, mas o gesto ousado nunca tinha sido tentado antes no município, e divulgou o nome de Nova Xavantina em todo o Estado.

PREFEITO

Manifestou-se como candidato á prefeito desde quando assumiu a vereança na Câmara, nunca negou essa sua intenção e nunca recuou um milímetro do seu propósito. Quando seu grupo político contava com outros fortes pré candidatos, manteve a sua pré candidatura inabalável.

Tamanha vontade e férrea disposição, abriram caminho para que o sonho se concretizasse. Com a desistência de todos os pré candidatos ao cargo majoritário de seu grupo, chegou sózinho como único candidato, angariando apoios expressivos como os dos ex-prefeitos Gercino Caetano Rosa e João Batista Vaz da Silva, o Cebola.

Elegeu-se prefeito no último dia 15 novembro com quase mil votos de diferença sobre o segundo colocado, com forte apoio da juventude, setor da sociedade com a qual se identifica. E uma nova página se abre na história de Nova Xavantina e na sua história pessoal.

Desejamos sucesso ao novo prefeito de Nova Xavantina, e que essa página seja preenchida com a mesma garra e determinação que pautaram suas ações até o presente.

Sucesso pleno!

João Bang, na presidência da Câmara Municipal, em 2018.

 

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here