Da Redação
Ação da administração do prefeito João Machado Neto, o João Bang, a Escola Militar Tiradentes Danner Maia, inaugurada em setembro de 2021 no município, se tornou rapidamente o sonho de consumo de pais e mães com filhos em idade escolar entre a sexta série do ensino fundamental e o 1º ano do segundo grau este ano, em 2023, o segundo e no próximo, o terceiro: matricular seus filhos na escola.
DEMANDA
Conforme o Tenente Coronel Flávio Diniz, Diretor da nova escola em entrevista ao poadcast Café com Ezio nesta quinta feira, 24, o espaço físico da antiga Escola João Mallet não comporta o tanto de pedido de ingresso de novos alunos na escola, tamanha a aceitação pela comunidade do novo regime disciplinar para seus filhos.
“Somos forçados a fazer um teste seletivo para o ingressos de novos alunos, pois nossas dependências físicas não comporta a demanda” disse o diretor, complementando que tal processo (do exame seletivo) não deixa também tem um caráter didático educativo, pois “eles terão que enfrentar o vestibular um dia”.
COMO FUNCIONA
No programa, de uma hora e quarenta minutos de duração (disponível no final da matéria), o Tenente Coronel Diretor Diniz deu detalhes sobre a rotina dos alunos, rígida nos horários e nas atividades -como o cumprimento militar à diretores e professores na entrada da escola todos os dias (continência); a formação militar que se segue, no pátio, para entoar o Hino Nacional, acompanhado do respectivo hasteamento da Bandeira; escolha de representantes de cada sala; eleição do melhor aluno por série da escola, a cada dois meses, entre outros procedimentos, todos de caráter educativo.
“Não temos nenhuma ação sobre o conteúdo didático ministrado aos alunos, esta é tarefa dos professores, que são regidos pelo MEC -Ministério da Educação e Cultura, e nisto não nos metemos. Nosso negócio é disciplina, tentar formar o caráter das crianças e jovens, através de noções, lições e prática de ações de cidadania e civismo, valores que andam esquecidos” esclareceu o diretor.
SEGURANÇA E EFICIÊNCIA
Um dos resultados visíveis da implantação do novo regime é a segurança que se estabeleceu dentro e fora da escola, agradando aos comerciantes dos arredores, que segundo o coronel, chegam a “ficar assistindo a saída dos alunos, admirando”. Outro resultado é que a escola tem vencido torneios esportivos e literários realizados no município, além de serem chamados para se apresentar em eventos em Instituições em Nova Xavantina e até em Água Boa.
. Estão de parabéns todos os envolvidos.
Veja fotos do dia a dia da escola e a entrevista completa do Tenente Coronel Diniz e seu “braço direito”, Soldado Paulo Meire, o Paulinho, no programa Café com Ezio desta quinta, 24: