Da Redação – Ezio Garcia
Técnicos da Prefeitura de Nova Xavantina estão finalizando o projeto de instalação de mais 60 câmeras de segurança no município, dentro da parceria com o Governo do Estado através do “Programa Vigia Mais MT” do governador Mauro Mendes.
A distribuição das novas câmeras em todo o perímetro urbano e no PA Safra foi realizado pelo comando da III Cia da Polícia Militar de Nova Xavantina, a cargo do Capitão Willian Santana de Amorin. O técnico Adeílton, servidor da Prefeitura, está finalizando o levantamento das necessidades de internet e energia nos pontos definidos, para o setor de convênios do município enviar o projeto para o Governo do Estado, e iniciar as instalações.
Segundo a empresa responsável pela monitoração e funcionamento das câmeras já existentes, são 280 unidades já instaladas, distribuídas nos órgãos e prédios públicos, escolas, PSFs, praças, logradouros públicos e em pontos estratégicos, de entrada e saída da cidade. E mais de mil câmeras instaladas por particulares.
BIG BROTHER NX
Segundo o Capitão Willian, as novas câmeras cobrirão as saídas do perímetro urbano para as estradas vicinais, como para a Ilha do Côco, PA Safra e outros.
O anúncio da instalação das 60 câmeras foi feito pelo prefeito João Bang na entrevista coletiva feita no último dia 12, na abertura da II Exponova, evento que transcorreu sem nenhum boletim de ocorrência registrado, mesmo tendo registrada cerca de 15 mil pessoas presentes na noite do encerramento, no dia 14.
Empresários e comerciantes aprovaram a ideia da cidade se transformar num Big Brother em termos de segurança. “Isso é bom para nós” disse o comerciante Divino, proprietário de Bar do Divino, na Av. Mato Grosso.
SEM B.O.
O Programa Vigia Mais MT foi criado no Estado de Mato Grosso no dia de 24 de maio de 2022, através da Lei nº 11.766, que prevê o acesso e a captação de imagens de vigilância e segurança eletrônica, pertencentes a entes públicos ou privados, por meio de plataforma operacional dirigida.
O programa tem por finalidade a cooperação técnica e operacional entre o Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública, na ampliação do sistema de videomonitoramento para locais onde já exista ou possa haver a cessão de uso de dispositivos de captação de imagens por entes públicos ou privados, auxiliando o planejamento da ação policial, facilitando a análise e a tomada de decisões estratégicas e operacionais.
Assim, gerando resultados positivos para redução da criminalidade e otimização de recursos. (Fonte: Governo do Estado).