Da Redação – Ezio Garcia
Membros do projeto ambiental Rio Limpo Rio Lindo, que há 19 anos trabalham na limpeza e qualidade da água do Rio das Mortes, realizaram coleta de amostras de água em três pontos distintos da cidade na última segunda feira, 25, para enviar à laboratório em Goiânia para análises laboratoriais.
A ação foi acompanhada pelo Promotor de Justiça de Nova Xavantina Dr. João Ribeiro da Mota; pela servidora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente representando a Prefeitura, Halina Soares Jancoski, doutora em Ecologia e Conservação e pela funcionária do SETAE -empresa concessionária do abastecimento de água do município, Klézia da Silva oliveira.
As amostras foram coletadas antes da bomba de capta água para a estação de tratamento do SETAE; na nascente que abastece as piscinas naturais e complexo balneário e no cavalete de entrega do produto no Centro de Educação Infantil Ana Célia Moreira Sales, no setor Xavantina, antiga Escola Deus é Amor.
O projeto Rio Limpo Lindo tem a parceria do Ministério Público de Nova Xavantina, Prefeitura Municipal e Câmara de Vereadores. Tão logo sejam conhecidos os resultados os mesmos serão amplamente divulgados para a população.
COMITÊ DA BACIA HIDROGRÁFIA DO RIO DAS MORTES
Nesta quarta feira, 04, acontecerá uma reunião na sede da Prefeitura, com o Analista da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) Leandro Obadowiski, membros do projeto ambiental Rio Limpo Rio Lindo e demais interessados na formação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Mortes, quando será apresentado uma proposta da SEMA para a formação do Comitê.
Todos os interessados na defesa e manutenção da qualidade da água no nosso Rio das Mortes estão convidados.