Ação planta pomar de 1,5 ha na Aldeia Mutum e retira 500 kg de lixo urbano do Rio das Mortes

MEIO AMBIENTE

0

Da Redação – Ezio Garcia

Ação realizada por membros do projeto ambiental Rio Limpo Rio Lindo no último sábado, 29, plantou na Aldeia Mutum, há 60 km do centro, um pomar de cerca de 1,5 ha. de extensão, com mudas de árvores frutíferas de todas as espécies; e retirou algo em torno de 500 kg de lixo urbano no trecho entre a Reserva e o recanto conhecido como Ilha Bela, distante 10 km rio acima, num total de 70 km trabalhados no Rio das Mortes.

Planejada há semanas pelos membros do grupo, a ação inicialmente pretendia chegar até a Balsa de Cocalinho, distante 140 km do centro, em três ou quatro dias de trabalho, mas a denúncia de que, no trecho percorrido, havia quinze (15) escadarias feitas com pneus, que com a chuva rodam para dentro do rio, fez reduzir o percurso pela metade e a duração da jornada para apenas um dia. As escadarias foram fotografadas e os pneus recolhidos.

POMAR NA ALDEIA

A ideia do plantio das mudas de árvores frutíferas na Aldeia Mutum partiu da presidente do projeto Rio Limpo, Rio Lindo, Zenia Gonçalves, e foi fortemente apoiada pelo grupo.

“Ficou muito bonito o viveiro, muito bonito” disse o coordenador do projeto, ex-vereador Valtinho. Foram plantados manga de várias espécies, cajú de várias espécies, laranja, limão, banana, jaca, oiti, tuturubá, mexerica, cajá…cerca de trinta cerca de trinta espécies de frutas.

Segundo ele, uma equipe de biólogos do projeto dará assistência à Aldeia, monitorando o desenvolvimento das mudas com visitas periódicas a cada três meses, replantando as que morrerem, cuidando da limpeza, etc.

RIO LIMPO, RIO LINDO

A ação de 24 horas deste sábado foi desenvolvida pelos membros do projeto ambiental distribuídos em seis barcos. Mesmo com toda a chuva, a equipe acampou na noite anterior no porto de acesso ao Rio das Mortes do bairro Boa Vista, no setor Xavantina, e zarpou no clarear do dia.

O projeto ambiental Rio Limpo Rio Lindo existe desde 2005, fundado por lideranças comunitárias, biólogos, professores, profissionais liberais, moradores, jornalistas, servidores públicos e membros da comunidade, todos voluntários, e já retirou mais de vinte toneladas de lixo urbano do Rio das Mortes, em incursões até São Feliz do Araguaia; no Rio Araguaia, em Barra do Garças e Rio Cuiabá, na capital do Estado.

Utensílios como galões, garrafas pet, carotes, e outros, são os que mais aparecem no rio, mas já apareceram sofás e outros utensílios, como neste sábado, em que uma carcaça de canoa foi encontrada.

Todas as incursões contam a presença do Corpo de Bombeiros de NX, cujos membros participam ativamente da programação das ações, e tem a parceria do Ministério Público da Comarca, na pessoa do Promotor de Justiça Dr. João Mota, bem como de Promotores anteriores; além do apoio e parceria da Prefeitura de Nova Xavantina e da Secretaria Municipal da Assistência Social.

Nos últimos três anos, o projeto Rio Limpo Rio Lindo entregou mais de 60 toneladas de alimentos para as populações indígenas e da cidade, beneficiando famílias carentes, num trabalho que tem o apoio da Promotora de Justiça Dra. Maria Coelli, que já foi Promotora em Nova Xavantina, em parceria com o projeto Ação e Cidadania, do governo federal.

As ações contam com o apoio de empresários e de empresas da cidade, como Café Camarada e empresários anonimos.

Estão de parabéns todos os envolvidos no trabalho. Vejam fotos da ação deste sábado:

COMPARTILHAR