Da Redação – Ezio Garcia
Faleceu na tarde deseta sexta feira, 17, em Brasília, onde estava em tratamento de saúde, o comerciante José Henrique Chagas, o Seo Zé, proprietário do Bar dos Amigos, na Av.Carazinho, Jardim Novo Horizonte. Ele estava em processo de cirurgia na capital federal decorrente de complicações no intestino e estômago e não resisitiu.
O corpo ainda se encontra em Brasília e está sendo liberado para velório e sepultamento em Nova Xavantina, conforme era desejo de Seo Zé e dos amigos, clientes e frequentadores do bar, que estão se cotizando para pagar as despesas do traslado.
BAR FECHADO E LOTADO
Durante todo o trasncorrer deste sabado, 18, o Bar Recanto dos Amigos teve que abrir internamente para os frequentadores, que desde as primeiras horas, vieram prestar suas homenagens ao ente querido. “Tive que atender” disse Gordinho, que está tocando o bar na ausência do proprietário “Senão eles iriam comprar cerveja em outro lugar e vir para cá, ficar aqui, ninguém quer saír daqui” disse Gordo, que mantém as portas fechadas em sinal de luto.
Aos 79 anos, Seo Zé deixa saudades entre amigos e admiradores deste piauiense, afeto na lida do comércio de bebidas no balcão, o chamado “botequeiro”, uma espécie em extinção, nesta época de deliverys, conveniências e distribuidoras, tudo no cartão e muitas vezes sem ver quem está do outro lado, quem está te vendendo, ou seja, sem poder dizer um “opa, como vai?”, reclamar do técnico do seu time, da política, ou comentar a visão de uma mulher lindíssima na rua…
No Seo Zé nem maquininha de cartão tem. É tudo no mano à mano, no tete à tete. Respeitado e respeitador, nunca se viu grandes brigas em seu bar. Brigas sim, tinham, e tem, discussões, etc, senão não não é boteco, mas nada de B.O. Fica por alí mesmo, ele resolvia tudo, com sua presença e seu carisma. Nunca se viu o Bar Recanto dos Amigos nos notíciários policiais.
O sistema é bruto: tomar uma rapidinho, trocar dois dedos de proza com alguém e seguir em frente…
E olha que a frequência é grande. Alí desagua moradores do Jardim das Oliveiras, Jardim Novo Horizonte, Conagro, Morada do Sol, os que vem do PA Piau, das chácaras e fazendas dos arredores…todos, em sua grande maioria trabalhadores, que alí fazem negócios, acertam novos serviços, pedreiros, pintores, vaqueiros, trabalhadores braçais. vendedores…e agora as mulheras também deram para frequentar o recinto.
Seo Zé não tinha parentes aqui, só uma irma em Brasília. Quem toca o bar agora é Gordinho, que tem experriência de sobra no setor, adquirida em seu comércio no PA Santa Maria.
Vamos em frente…