Da Redação – Ezio Garcia
Um antigo acesso ao Rio das Mortes pelo setor Xavantina, revigorado recentemente pela Prefeitura que roçou o mato que impedia o seu uso, o assim chamado porto dos Índios está surpreendendo turistas e banhistas que para lá se dirigem, para desfrutar momentos de silêncio e paz: trata-se de esculturas em pedra colocadas sobre as pedras já existentes, chamando atenção de todos pela beleza e singularidade do conjunto da obra.
O artista responsável é até agora desconhecido, mas prestou um serviço imenso a arte e cultura local, sem contar ao ecoturismo, pois acrescenta ao ecossistema do Rio das Mortes -talvez sem o saber- um novo elemento, uma arte inesperada e surpreendente, natural e bela, rústica, de tendência indígena, bem ao estilo da cultura local.
Ainda que numa eventual subida do rio com as chuvas as peças possam se perder; enquanto lá durar o trabalho, se constituirá numa singular contribuição ao paisagismo natural do Rio das Mortes. Está de parabéns quem o fez..
PORTO DOS ÍNDIOS
Tradicional trilha para o Rio das Mortes utilizada pelos moradores do setor Xavantina e da cidade em geral, o local batizado pelo povo de “Porto dos Índios” possui uma rica amostra do ecossistema de Nova Xavantina.
Nele deságua a grota formada pelas águas das chuvas e veios d’água da região que forma o chamado “buracão”, com sua imensa e rica mata ciliar, no centro da cidade, com grossas e centenárias árvores arraigadas ao solo, por onde desliza gracioso e singelo o riacho que nasce das minas dágua da redondeza.
Excelente local para a prática do ecoturismo, moradores reivindicam da Prefeitura a adoção da trilha de acesso como ponto turístico oficial do município, com sinalização, manutenção do acesso e colocação de placas educativos tipo “não jogue lixo”, com cestos de lixo disponíveis, para manter o local limpo e acessível.
Veja as fotos: