Autor das esculturas na praia do setor Xavantina é membro do projeto ambiental RioLimpo Rio Lindo; conheça

ARTE NO RIO

0

Da Redação Ezio Garcia

Descoberto o autor das esculturas em pedra feitas na praia do setor Xavantina conhecida como porto das Mulheres, conforme se verá adiante, e não dos Índios, como fora publicado anteriormente..

O artista é o morador Raulidey Sokoloski, filho do eletricista pioneiro de NX, Raul Sokoloski (in memorian), e de dona Maísa Sokoloski, ambos co-fundadores do projeto ambiental Rio Limpo Rio lindo, que há 19 anos retira residuos sólidos das águas do Rio das Mortes e monitora a qualidade e potabilidade de suas águas, trabalho do qual Raulidey faz parte como membro integrante da equipe.

Ele conta que as peças são colocadas sem cola adesiva ou outra forma de conexão, o que faz com que o trabalho tenha que ser refeito quase todos os dias, devido a ação da natureza e dos vândalos. “Você acredidta que tem gente que vem derrubar as esculturas? Eu venho aqui todos os dias refazer…” diz ele, enquanto remonta as peças.

PORTO DAS MULHERES

A ação só pode ser feita no período da baixa do rio, antes das chuvas, diz ele, mas enquanto permanece, embeleza e emoldura a paisagem do Rio das Mortes de forma natural e mística, atraindo pessoas para o acesso, que segundo moradores do bairro Xavantina Velha, onde o mesmo se localiza, tem o nome original de Porto das Mulheres, ou das “Moças”,

Segundo os moradores, com a instalação da Casa do Índio em suas proximidades -no antigo casarão chamado de “Paraíso”- e a bastante frequência indígena no local, o mesmo ganhou o apelido de porto dos Índios. Mas originalmente é o Porto das Mulheres, sem que os homens sejam proibidos de acessar.

O porto é democrático.

COMPARTILHAR