Da Redação – Ezio Garcia
Como faz a cada dois anos em Nova Xavantina, desde 1982, terá início no próximo dia 09 agosto a 21ª Convenção Internacional da Sociedade Brasileira de Eubiose no município, evento que atrai membros da Instituição de todo o País e do mundo, já tendo chegado ao número de algo em torno de 500 pessoas na semana de sua realização.
Com o advento da pandemia estes números já não são os mesmos, mas ainda assim centenas de pessoas da Instituição visitam o município no período, por ser a cidade onde se encontra um dos seus Três únicos Templos, no Brasil e no mundo.
Os dois outros dois estão em São Lourenço-MG (sede) e Itaparica-BA, onde nasceu o movimento, em 1899, com o encontro de seus Dois fundadores: Profº Henrique José de Souza e sua esposa, Dona Helena Jefferson de Souza.
CONCURSO LITERÁRIO
Desde 2014, o evento em Nova Xavantina é escolhido para a divulgação dos resultados e entrega das premiações aos vencedores do Concurso Internacional de Literatura Prêmio Profª Henrqiue José de Souza, este ano em sua quinta edição.
O certame premia participantes vencedores nas categorias poesia, romance e redação -esta destinada exclusivamente aos alunos da rede municipal e estadual de ensino de NX,, da 5ª a 9ª série do ensino médio.
As inscrições já estão abertas e são feitas pelo site do Instituto Cultural Brasileiro de Ação e Cidadania -órgão vinculado à Sociedade Brasileira de Eubiose, que realiza o certame.
PREFEITURA E CÂMARA
O V Prêmio Internacional de Literatura Profº Henrique José de Souza -cidade de Nova Xavantina-MT tem o apoio da Prefeitura de Nova Xavantina, na gestão do prefeito João Bang, que estipulou auxílio com 20 salários mínimos para as edições do concurso, devidamente aprovado por unanimidade pelos vereadores da Câmara Municipal.
O objetivo dos realizadores é incrementar e desenvolver a prática da escrita entre alunos; descobrtir novos talentos, novos poetas e escritores e projetar Nova Xavantina como cidade polo de produção literária, atraindo o turismo cultural e tornando-a destino a cada dois anos de poetas escritores do Brasil e do mundo, como acontece anualmente em Parati-RJ, com a realização anual da Feira do Livro.
Veja como participar e saiba todas as informações referentes ao concurso acessando o Edital oficial do mesmo, abaixo anexado:
100 ANOS
Este ano, a realização da 21ª Convenção Internacional da Sociedade Brasileira de Eubiose em Nova Xavantina terá um sabor e significado especiais, uma vez que nela serão comemorados os 100 anos de existência material da SBE, fundada em 10 de agosto de 1924, em Niterói, Rio de Janeiro.
A data está sendo comemorada em todo o Brasil, tendo a Câmara Municipal de São Lourenço-MG realizado sessão especial em homenagemao fato, já que a SBE e a cidade de São Lourenço, nasceram juntos, tendo a SBE chegado primeiro, como observou o vereador Willian Rogério de Souza (Solidariedade) na memorável sessão.
SESSÃO NA CÂMARA DE NX
O mesmo acontece em Nova Xavantina, cujos fatores místicos e esotéricos da Serra do Roncador e região, que desde o ciclo do ouro com o Bandeirantes, passando pelo presidente Getúlio Vargas até os dias atuais, incluindo a inauguração do Templo da SBE em 10 de fevereiro de 1976; atraem pessoas e instituições, movimentam o comércio e dão vida à cidade, com caravanas períódicas que a visitam e membros que chegam para fixar residência.
Em NX a sessão especial da Câmara Municipal em homenagem ao centenário de fundação da SBE acontecerá no dia de seu aniversário, na manhã do dia 10 de agosto. A realização da sessão foi uma Indicação do vereador Paulo César Trindade, o Cezinha (PSD), aprovado por uninamidade pelos seus pares.