Da Redação- Ezio Garcia – Fotos e imagens de satélite: Comandante Kalel, Corpo de Bombeiros de NX
Um incêndio de grandes proporções consumiu 26 mil hectares de mata na região do Antártico e Fazenda Ouro e Prata neste último final de semana, segundo informações do Capitão Kalel, Comandante do Corpo de Bombeiros de Nova Xavantina, e de moradores e chacareiros da região atingida.
Segundo o Comandante, que atuou pessoalmente no combate, o fogo começou no último dia 19, na região da chácaras Monte Sinai,do Mirinho, e do Sr. Dedé Baiano, e se expandiu rapidamente por toda a região, alcançando a Fazenda Ouro e Prata, onde os funcionários atuaram no enfrentamento.
PREJUÍZOS
Moradores relatam grandes prejuízos, com a queima de roças e plantaçoes., cercas e currais. O pequeno produtor Afranio Vilela relata queima de animais silvestres no fogo.
Em áudio ele agradeceu o apoio do verador Cezinha, que atua na região e aciuonou as autoridades, inclusive o Ministério Público, para que as queimadas na região sejam fiscalizadas.. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.
Segundo os bombeiros da guarnição ouvidos pela reportagem na manhã desta quinta feira, 26, o fogo também consumiu a mata das margens da BR-158, no sentido NX-Água Boa, onde o Comandante Kalel se encontrava combatendo o fogo.
Como consequência, desde o início desta semana a cidade amanhece e anoitece com um certo fumaceiro no ar, algo parecido com nevoeiro.
SANTUÁRIO ECOLÓGICO
Toda a região do Córrego Antártico é considerado santuário ecológico de Nova Xavantina, palco de pesquisas, estudos e análises da biodiversidade do cerrado feitas por alunos e professores do curso de Ciências Biológicas do Campus da UNEMAT local.
Veja fotos de satélite gentilmente cedidos pelo comandante do Corpo de Bombeiros de NX, Capitão Kalel, que mostra o fogo visto de cima: