Programa Busca Ativa Escolar em Nova Xavantina ganha reconhecimento da UNICEF

PARABÉNS!

0

Da Redação – Ezio Garcia

Fotos: Assessoria

Um trabalho conjugado entre as Secretarias Municipais de Educação, Saúde, Assistência Social, CRAS – Centro de Referência e Assistência Social e Conselho Tutelar de Nova Xavantina, executado durante o ano de 2021, resultou na outorga pela UNICEF – Fundo das Nações Unidas para a Infância, de uma placa de Reconhecimento pelo trabalho realizado, que foram entregues em cada uma das unidades envolvidas.

A outorga foi felta pela Articuladora do SELO UNICEF de Nova Xavantina, Liziane Berghahn, servidora da Secretaria Municipal de Educação, nomeada para função pelo prefeito João Machado Neto, o João Bang, através da portaria 263/2022. A Agencia das Nações Unidas conta com um representante oficial em cada Estado e em cada município do Brasil nomeados por governadores e prefeitos.

O programa é uma plataforma gratuita criada pela UNICEF e outros orgãos educacionais, como a Undime, Congemas e Conasems, para auxiliar os municípios brasileiros a combater a exclusão escolar. Consiste em contatar crianças ausentes das escolas, descobrir o motivo, as causas, sanar o problema e traze-los de volta para a atividade escolar.

METAS

Em Nova Xavantina o trabalho de contato foi feito pela Secretaria Municipal de Saúde, através dos Agentes Comunitários de Saúde, que visitam regularmente as residências do município -urbanas e rurais; eE conta com a parceria da Secretaria de Assistência Social e CRAS, pois os motivos da ausência podem ser econômicos, sociais, psicológicos, etc.

“A medição dos resultados se faz por metas ” disse liziane. “Nós cumprimos plenamente a meta de 2021, que foi de 70 alunos, 70 crianças e jovens que trouxemos de volta para as escolas, daí o Reconhecimento.”.

O prefeito João Bang saudou as Secretarias de Saúde e demais envolvidos pelo comprometimento com a Educação e a inclusão social. “O trabalho realizado no Programa Busca Ativa Escolar é um exemplo de como é possível mudar a vida de muitas pessoas, e esperamos que outros municípios siga o exemplo de Nova Xavantina. Investir na educação é investir no futuro de nossas crianças e jovens, e estamos comprometidos em continuar trabalhando para garantir uma vida plena e inclusiva para todos em nossa cidade”, disse o prefeito.

COMPARTILHAR