Da Redação – Ezio Garcia
Em meio ao glamour que envolveu a bonita e comovente cerimônia de posse do presidente Luís Inácio Lula da Silva na tarde deste domingo, 01, outra posse prendeu as expectativas dos mato grossenses e principalmente dos nova xavantinenses durante toda a cerimônia: foi a do senador por Mato Grosso Carlos Fávaro (PSD), empossado Ministro da Agricultura, um entre os 37 ministros que atuarão ao lado do presidente Lula na consecução das políticas públicas preconizadas pelo novo governo.
Amigo pessoal do prefeito João Bang, de Nova Xavantina, o senador esteve entre os apoiados pelo prefeito nas eleições deste ano, ao lado dos outros vitoriosos Joares Costa (MDB) para deputado federal e Nininho (PSD) para deputado estadual. O candidato ao senado Neri Gueller (PP) teve o registro de sua candidatura indeferido pelo TSE e deverá ocupar cargo relevante no MA sob o comando de Carlos Fávaro.
QUEM É CARLOS FÁVARO?
Carlos Henrique Baqueta Fávaro, 53 anos, nasceu em 19 de outubro de 1969 no município Bela Vista do Paraíso (PR). Atualmente o parlamentar cursa Tecnologia em Gestão Pública no Centro Universitário da Grande Dourados (UNIGRAN).
Em 2010, o agropecuarista tornou-se vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja-Brasil). No período de 2012 a 2014, foi presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja-MT).
Ainda em 2014, Fávaro, então filiado ao Partido Progressista-PP/MT, foi eleito vice-governador do Estado. Dois anos mais tarde, foi nomeado secretário de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso, cargo no qual permaneceu até 2017.
Nas eleições de 2018, Fávaro se lançou ao Senado para disputar uma das duas vagas por Mato Grosso naquele ano, mas acabou derrotado por Selma Arruda e Jayme Campos (União Brasil), ficando na terceira posição.
No ano seguinte, Selma Arruda e seus suplentes tiveram seus mandatos cassados pelo TSE por uso de caixa dois nas eleições de 2018. Fávaro então tomou posse como senador interino até a eleição suplementar convocada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso em 2020, na qual se elegeu. O mandato de Fávaro no Senado vai até 2027.
AUDIÊNCIA MARCADA
A proximidade com o prefeito João Bang o fez ligar para o Chefe do Poder Executivo de NX antes da posse, e agendar uma audiência já para o próximo dia 15 de janeiro, que está marcada e divulgada pelo prefeito.
Além do ministro Carlos Fávaro, a pasta também contará com o ex-ministro da Agricultura e ex-deputado federal Neri Gueller (PP-MT), também apoiado pelo prefeito, tendo obtido ambos excelente votação em Nova Xavantina.