Encontro de artistas e artesãos de NX discutiu utilização de recursos da Lei Paulo Gustavo no município

FAZER CULTURA

0

Da Redação – Ezio Garcia

Promovido e realizado pela Secretaria de Turismo e Cultura de Nova Xavantina, através da Secretária Geysa Ribeiro, aconteceu na noite desta quarta feira, 28, no plenário da Câmara Municipal, um encontro entre artistas, artesãos, produtores culturais e membros do conselho municipal de cultura, com o objetivo de discutir qual a melhor forma de aproveitar recursos da Lei Paulo Gustavo no município.

Para Nova Xavantina, são R$ 203 mil destinados para serem utilizados em projetos em todas as áreas de atividade artística, cultural, áudio visual, musical, artesanal, alimentação, capoeira e demais manifestações culturais.

NÃO DEVOLVER RECURSOS

O encontro foi aberto pela Secretária Geysa, que conclamou os presentes a encaminharem seus projetos em tempo hábil -até11 de julho encaminhamento das metas- para o montante não tenha que ser devolvido para o governo federal.

“Senão tivermos projetos, teremos que devolver o dinheiro e não é isso que queremos” enfatizou a Secretária. Em seguida falou o presidente do Conselho Municipal de Cultura de NX, servidor público da área da Saúde, Perilo Sabino, dando as linhas gerais do encontro e a importância de “por as ideias no papel”, ficando para a expositora da Secretaria, Cristiane Maria do Santos – chefe da Divisão de Projetose Eventos Culturais- a condução dos esclarecimentos e mediação do debate de ideias que se seguiu.

VALORIZAR O QUE JÁ EXISTE

Várias formas de concretização dos projetos nas diversas áreas de prestação de serviço artístico foram discutidos, ganhando corpo a ideia de se agrupar a categorias -feirantes artesanais, cantores, produtores de audio visual e outros- que já realizam seus projetos, em um único projeto, como o “Sarau-se”, recentemente realizado pela Secretaria de Turismo e Cultura na Praça Suzanete Fereira da Silva, com muito sucesso.

A ideia da Secretaria é alocar os recursos para as atividades que já estão acontecendo, que já estão sendo desenvolvidas, por exemplo a feira semanal dos artistas e artesãos, o sarau-se, o teatro ambiental de fantoche do projeto Rio Limpo Rio Limpo e outros. “Mas tem que ter projeto” explicou Cristiane.

O vereador Anilton Moura (DEM)participou do encontro e se prontificou a somar com a categoria.

Quem perdeu a reunião pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de NX para saber os detalhes, caso queira participar.

COMPARTILHAR