Da Redação – Ezio Garcia
Temporada de praia, férias, festival de pesca se aproximando, final de semana também, época mais que propícia para aquela escapadinha para o Rio das Mortes. E a Loja Furakão, do amigo Delmar Berté, a mais completa da cidade em artigos de pesca e camping, está realizando uma super promoção para você “pisar mansinho no barranco” e fazer aquela pescaria, numa das inúmeras, maravilhosas e exuberantes praias do nosso insuperável Rio das Mortes.
Na Loja Furakão você vai encontrar tudo o que precisa para passar momentos agradáveis e revigorantes na beira rio: barracas, colchões infláveis, colchonetes, caixas térmicas, caixas organizadoras, coletes salva vidas, rádios, lanternas, pilhas, bolsas térmicas,mochilas, churrasqueiras e muito mais…tudo pelo melhor preço da cidade.
Líder do comércio varejista do setor – aquele do dia a dia dos pescadores e amantes do camping; a loja está situada na Av. Rio Grande do Sul, em frente ao NX Leilões, e se identifica com o espírito popular do comércio da avenida, a “25 de março” de NX, onde Delmar há 14 anos mantém seu estabelecimento.
HISTÓRIA
Nos dias que antecede a realização de mais um Festival de Pesca Esportiva no município, grandioso evento que reúne equipes de toda a região, é oportuno relembrar a história de Delmar Berté, que faz parte do grupo dos chamados “pioneiros modernos” de Nova Xavantina, aqueles que chegaram nas décadas de 70 e 80, aqui construíram suas vidas, e participam da construção e progresso da cidade.
Delmar chegou em Nova Xavantina em 1982, vindo do Rio Grande Sul, para conhecer Mato Grosso, e visitar seu irmão, Valmor Berté, que trabalhava no garimpo. Empolgado com a dinheirama que entrava na época não foi difícil fazer as contas e ver que aqui ele ganharia em uma semana o que no Sul ganharia em um mês.
Não voltou mais: pediu demissão da empresa em que trabalhava por telefone, segundo conta. Sua esposa e filha vieram de ônibus posteriormente se juntar à ele.
TRAJETÓRIA
No garimpo ele trabalhou um tempo, 7,8 anos, até o mesmo fechar anos depois, mas já tinha adquirido sua casa e sua estrutura. Foi convidado e assumiu a Secretaria Obras e Infra Estrutura de NX no segundo mandato do prefeito José Frederico Fernandes (1997/1999), tendo desenvolvido um ótimo trabalho na pasta, com afinco e dinamismo.
Com o fim trágico do mandatário máximo, seu grupo político se dispersou, muitos foram embora, mas Delmar ficou, insistiu e mudou de ramo. Abriu uma loja de confecções, primeiramente, que tocou durante alguns anos, mas, segundo ele, não decolou, e em seguida, migrou para o ramo de pesca e camping, onde está até hoje,
AMOR POR NOVA XAVANTINA
“Foi fruto de muito trabalho, muita luta e trabalho honesto no dia a dia para chegar até aqui” disse o empresário recentemente à reportagem. E sobretudo, muito, mas muito mesmo amor por Nova Xavantina, o combustível principal para a sua manutenção na cidade.
São palavras suas: “Eu tenho Nova Xavantina como minha terra natal, eu amo essa terra, só saio de NX o dia em que Deus me levar. Não tenho motivo para um dia querer mudar deste lugar, este lugar abençoado que Deus nos deu. Eu tenho muitos motivos para ficar o resto da minha vida morando nesta cidade, uma cidade maravilhosa, abençoada por Deus”, declarou Delmar.