Da Redação – Ezio Garcia
Evento realizado pelos profissionais de um importante setor de serviços da saúde pública em todo o País -a saúde mental-, servidores do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS), órgão da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Nova Xavantina, realizaram na última quinta feira, 11, na Câmara de Vereadores, o 1º Fórum Interinstitucional de Saúde Mental em NX
De caráter regional, do encontro participaram profissionais da saúde mental de Barra do Garças, como a Psicóloga e Supervisora Clínica Institucional Me. Mirtes do Nascimento Medeiros e a Enfermeira Padrão Margarete Castro, Diretora do Escritório Regional de Saúde de BG.
Estiveram presentes o gestor municipal, prefeito João Bang,; presidente da Câmara, vereador Elias Bueno; Secretária de Saúde, Daianna Rocha; o MD Promotor de Justiça da Comarca, Dr. João Ribeiro da Mota; o Defensor Público Dr. Tiago Passos, o 1º Tenente BM Kallel e o Ten. Cel. PM Flavio Pereira Diniz, Comandante da 32ª CIPM de Nova Xavantina.
ESCUTA QUALIFICADA
Durante as discussões e apresentações, abordou-se uma variedade de temas essenciais à saúde mental da população, desde estratégias de prevenção até o aprimoramento dos serviços existentes. A troca de ideias e a interação entre os profissionais e autoridades presentes geraram compreensões valiosas.
A diretora do Escritório Regional de Saúde de Barra do Garças por exemplo, explicou que escutar não é ouvir; escutar é participar da exposição do portador de distúrbios mentais, dando-lhe atenção e foco, interessando-se pelo seu problema e interagindo com ele, o que caracteriza a escuta qualificada, ao contrário de simplesmente ouvir…
A escuta qualificada por parte do profissional de saúde, segundo ela, é o diferencial no acolhimento ao paciente.
“Ideias de suicídio por exemplo não surgem de um dia para o outro, elas dão sinais, avisos, que tem que ser captados na escuta qualificada” explicou.
REFERÊNCIA
Margarete reiterou várias vezes em sua palestra que o CAPS de Nova Xavantina é referência na região pois é o único que possui Terapeuta Ocupacional.
A unidade tem como responsável a Assistente Social Ivani Vieira; Psicóloga, Fabrícia Gallindo; médico, Dr. Roger Benet (exclusivo do CAPS); Terapeuta Ocupacional, Pedro Augusto; Enfermeira Padrão, Ludmila Rezende; Técnica em Enfermagem, Andréia Ferreira; Olívia Oliveira, Educadora Social; Camila Aparecida, Artesã; José Martins Vieira, Motorista e Maria Aparecida, Serviços Gerais.
Sabe-se que o setor de serviços da saúde pública é um dos pontos fortes da gestão do prefeito João Bang.
JANEIRO BRANCO
O evento aconteceu no contexto da campanha nacional “Janeiro Branco”, instituída pelo governo federal, que visa alertar para os cuidados com a saúde mental e emocional da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e pânico. As doenças mentais podem ser causadas por uma série de fatores, como genética, estresse, abuso de substâncias e traumas. Nesse rol entram também os transtornos de humor, esquizofrenia e o transtorno bipolar.
Segundo o site da campanha, Instituto Janeiro Branco, no início de cada ano, janeiro se torna um portal para reflexões profundas. É quando as pessoas avaliam suas vidas, relacionamentos e objetivos. É como se folhas ou telas em branco se estendessem à nossa frente, convidando-nos a projetar, escrever e desenhar nossos sonhos e expectativas para o novo ciclo que se inicia.
Neste período são realizadas atividades em todo o território nacional, como palestras, oficinas, cursos, workshops, entrevistas, caminhadas, rodas de conversa e abordagem de pessoas em todos os lugares: ruas, praças, igrejas, empresas, residências, academias, shoppings, hospitais, prefeituras etc.
Para 2024, o tema da campanha é “Saúde mental enquanto há tempo! O que fazer agora?”.
PREFEITO
João Bang em sua fala destacou a importância do evento para o município como uma prioridade que merece toda a atenção. Disse ainda, que este evento reflete o compromisso da gestão em promover saúde de qualidade para a população. Finalizou agradecendo e parabenizando todos os profissionais envolvidos, em especial aos profissionais do CAPS de Nova Xavantina.
O sucesso do Primeiro Fórum em Saúde Mental reflete o comprometimento da gestão em enfrentar os desafios relacionados à saúde de forma coletiva. A expectativa é que este evento sirva como inspiração para futuras iniciativas e promova a conscientização sobre a importância de cuidar da saúde mental, construindo uma comunidade saudável.
Estão de parabéns todos os envolvidos!
Veja a fotos: