Da Redação – Ezio Garcia
A realização de obras de asfaltamento de ruas e avenidas que interligam bairros e setores do perímetro urbano de Nova Xavantina, tem sido uma marca da atual gestão do prefeito João Bang e tem não só mudado o visual urbano da cidade, como também melhorado e muito trafegabilidade dos moradores nos dois lados da cidade.
MOBILIDADE
No setor Xavantina, o asfaltamento da principal e extensa artéria que liga a antiga Escola Estadual Coronel Vanique, hoje Escola Municipal Deus é Amor, no bairro Barro Vermelho, ao bairro Olaria, é um exemplo.
O histórico bairro, afastado do centro, de onde saíram os primeiros tijolos feitos pelos expedicionários da Fundação Brasil Central para a construção das primeiras casas da cidade; agora está interligado.
A obra se completa com o asfaltamento das ruas tranversais que ligam o Barro Vermelho ao Bairro Centro Oeste, e com os cortes no morro onde se localizava a antiga antena retransmissora de imagens de TV do municipio, trabalho que mudou a geografia urbana do setor, com grande sentido utilitário, integrando e encurtando distâncisas para os moradores.
CASAS POPULARES e UBS
O asfalto da via de acesso ao bairro Olaria passa por outra obra que está nascendo e que vai valorizar significativamente o setor: trata-se da construção das cinquenta casas populares no bairro, cuja obra já começou e que vai aumentara comunidade local.
A construção da Unidade Básica de Saúde do bairro Centro Oeste -prestes a ser inaugurada, já equipada e com equipe de trabalho definida; e do terminal rodoviário na Av. Ministro João alberto, completam as obras que deverão implantar um novo ritmo de desenvolvimento ao setor.
A NOVA AV. MATO GROSSO
No setor Nova Brasília, a qualificação e melhoria da mobilidade urbana se constata com a inauguração da expansão da Av. Mato Grosso, tornando-a a “nova” Av. Mato Grosso, com o novo trecho asfaltado e iluminado, ligando o centro da cidade ao conjunto residencial Morada do Sol, passando pelos bairros Jardim Novo Horizontge e Conagaro.
Ao conjunto desta obra liga-se a pavimentação asfáltica em andamento da extensão da Av. Carazinho, que corre paralela à Av. Mato Grosso, sentido PA Piaus, que chegará também até o conjunto residencial, interligando e integrando o tráfego do setor.
Por alí o movimento é de expansão da cidade, que cresce na direção de dezenas e dezenas de chácaras beira rio, pousadas e atrativos turisticos como a praia do Chiquito, Hotel Fazenda, Ilha Bela e outros.
Veja as fotos: