Da Redação – Ezio Garcia
Como acontece todos os anos, o Departamento de Nova Xavantina daa Sociedade Brasileira de Eubiose realizou nesta segunda feira, 24, seu tradicional evento de São João, no qual recebe membros da comunidade para participar da programação, composta pelo tradicional Ritual da Fogueira e da confraternização junina em sua área social.
A data é uma das mais celebradas pela Instituição em todo o Brasil e o mundo, pois foi em 24 de junho de 1899, há 125 anos, na ilha de Itaparica, Bahia,. que o movimento começou, com o encontro de seus dois fundadores em Salvador durante a exibição da peça teatral Tim Tim por Tim Tim, que estava sendo encenada na capital baiana: Professor Henrique José de Souza, baiano de nascimento, e sua futura esposa, Dona Helena Jefferson de Souza, nascida em Goa, na Índia, então possessão de Portugal.
SÃO JOÃO
O Dia de São João tem um forte conteúdo cultural popular, pois homeageia o nascimento do personagem central do Cristianismo, São João Batista, o anunciador do Cristo, que segundo a tradição Cristã, nasceu exatamente seis meses antes de Cristo, comemorado todo o dia 25 de dezembro. Daí também o simbolismo de ser o dia das amizades, dos compadres e das comadres, da união em sí, com os casais, amigos e amigas dando voltas em torno da fogueira, selando as amizades.
Atualmente sob a administração da empresária Maria Augusta Parreira, o Departartamento de NX da SBE celebra a data todos os anos, com os membros convidando amigos e amigas da comunidade para participar. O evento desta segunda feira trasncorreu em clima de total harmonia e fraternidade, com o fogo espiritual da noite vibrando no interior de cada um dos presentes.
Estão de parabéns, mais uma vez, todos os envolvidos. Veja as fotos:
(anexando fotos -aguarde)