Homenageado na convenção da SBE, projeto Rio Limpo Rio Lindo inicia neste sábado nova ação no Rio das Mortes

SIMBIOSE

0

Da Redação – Ezio Garcia

Neste sábado, 17, e até o próximo, 24, membros do projeto ambiental Rio Limpo Rio Lindo realizam nova etapa de coleta de resíduos sólidos nas margens do Rio das Mortes, no percurso entre o complexo balneário de Nova Xavantina, no centro da cidade, até 35 km abaixo da ponte que liga Água Boa aos municípios de Nova Nazaré e Cocalinho, no conhecido povoado da antiga balsa.

Estando em reforma o barco Mureré normalmente cedido pelo Campus da UNEMAT de NX para as ações, a equipe descerá com 05 barcos para o trabalho que soma 350 km de percurso entre ida e volta. Em ações anteriores do projeto no mesmo percurso, a média de residuos sólidos coletados (lixo doméstico) girou em torno de 1,1 toneladas.

Fundado em 2005, o projeto já retirou mais de 50 tonelaedas do rio, além de monitorar a qualidade da água consumida pela população e promover campanhas de conscietanção ambiental junto às comunidades ribeirinhas percorridsas -incluídas as aldeias indígenas- com as realizaões de noites culturais com jantar, teatro de fantoches e distribuição de cartilhas ambientais.

O projeto tem a parceria da Prefeitura e Câmara Municipal de Nova Xavantina, Ministério Público de Nova Xavantina e empresas parceiras.

HOMENAGEM

Durante a realização da 21Convenção Internacional da Sociedade Brasileira de Eubiose em NX, que se encerrou no último dia 14, o projeto ambiental Rio Limpo Rio Lindo recebeu das mãos do presidente da Instituição, Sr. Leonardo Faria Jeferson de Souza, o diploma de Menção Honrosa pelos serviç.os prestados ao meio ambiente, ao município e à sua população.

O evento reuniu cerca de 300 convencionais eubiotas de todo o Brasil entre osdias 09 e 14 últimos, proporcionando grande movimento no comércio local, notadamente na rede hoteleira, restaurantes e atrativos turíusticos. A homenagem ao projeto se deu na noite do dia 10 , durante a premiação dos .vencedores do V Premio Prof. Henerique José de Souza de Literatura.

SHARE