Da Redação – Ezio Garcia
Membros do projeto ambiental Rio Limpo Rio lindo concluíram no último sábado, 24, mais uma etapa de retirada de resíduos sólidos das margens do Rio das Mortes, coletando, embalando e pesando 2.990,5 kg de lixo urbano, quase 3 toneladas, num percurso de 175 km trabalhados, desde a Praia do Sol até a Fazenda Aruama, há 25km do povoado da antiga balsa, hoje a ponte que liga Nova Nazaré à Cocalinho.
Com vinte pessoas na equipe incluindo dois bombeiros militares Sgtos. Laurisvan e Lourenço, cuja corporação dá suporte ao trabalho desde a sua fundação, há 19 anos, o projeto trabalhou por 07 dias seguidos no Rio das Mortes entre os dias 17 e 24, acampando em três pontos do percurso, nos quais foram montados a cozinha e a base das operações.
O DOBRO DE LIXO
O total de lixo coletado foi o dobro com relação à última ação ambiental no mesmo trecho, em agosto de 2023, que somou 1.554 km, sendo naquela oportunidade 454 km em Nova Nazaré e Cocalinho, e 1.1 ton em Nova Xavantina. Desta vez, somente no povoado da ponte e arredores, foi coletado 1.370 kg de resíduos sólidos, o dobro do ano passado.
Uma das razões detectadas é que com a construção da ponte e a consequente facilidade de acesso, verificou-se o aumento da concentração urbana nas praias do Rio da Mortes da região, aumentando o lixo. Em Nova Xavantina foram coletados 1.620 kg de lixo urbano, muito mais do que no ano passado, tendo os coletores chegado até a pónte sobre o Rio das Mortes, no centro da cidade.
Embaladas e pesadas, as três toneladas de resíduos sólidos coletados foram colocadas em pontos estratégicos para serem recolhidas pelas respectivas Prefeituras de Nova Nazaré, Água Boa e Nova Xavantina, em ação coordenada pela articulação do projeto ambiental Rio Limplo Rio Lindo.
MUITO TRABALHO
Tamanho volume de lixo encontrado exigiu trabalho intenso das equipes -formadas por piloteiros, proeiros e coletores, além do pessoal de apoio. No dia 19 por exemplo, o trabalho se estendeu por doze horas seguidas, sem parada para o almoço, somente alimentados com café da manhã e frutas.
Fundado em 2005, o projeto ambiental Rio Limpo Rio Lindo já coletou, somente no Rio das Mortes, 52 toneladas de lixo urbano; em Cuiabá, no Rio Cuiabá, 2.25 toneladas e em Barra do Garças, no Rio Araguaia, mais 3,5 toneladas, somando 57.75 ton, quase 58 ton. de resíduos sólidos retirados, sendo 52 no Rio das Mortes. Nesta incursão foram colodadas placas de educação ambiental em ilhas e trechos de intensa frequencia do público.
PARCEIROS
O projeto tem o apoio da Prefeitura Municipal de Nova Xavantina, Câmara Municipal de Nova Xavantina, Ministério Público de Nova Xavantina e da empresa Café Camarada, cujo proprietário Gercino Caetano Rosa visitou pesoamente um dos acampamentos, assim como a Primeira Dama e Secretária Municipal de Assistência Social, Fernanda Rios .
Veja as fotos: