Da Redação – Ezio Garcia
Ação realizada pelos membros do projeto ambiental Rio Limpo Rio Lindo na última semana, coletou no município de Nova Xavantina, nas margens do Rio das Mortes, 1.620 kg de resíduos sólidos, um número 44.27% maior do que o total coletado na última ação, em maio/23, que então retirou 1.130 kg no mesmo trecho trabalhado.
No todo da ação, o maior aumento se deu no lixo coletado no curso do Rio das Mortes que banha os municípios de Nova Nazaré e Água Boa, onde foram retirados 1.370 kg. de lixo urbano, quantidade mais de três vezes maior do que o coletado em maio de 2023, que pesou 494 kg.
MUITA GENTE
Tanto lá como cá, o motivo observado para tamanho aumento de resíduos sólidos abandonados no rio, é o aumento da frequência da população nas praias e ilhas da região.
Em Nova Xavantina por exemplo, verifica-se um impressionante aumento na frequência do público nos tradicionais atrativos turísticos -ilhas 23, 26, do Pintado, do Mutum, da Viração e tantas outras-, sem contar os do perímetro urbano, como o complexo balneário, a ilha debaixo da ponte e outras praias e ilhas cada vez mais procuradas para os acampamentos, turismo e lazer.
EDUCAÇÃO
Outra atividade predadora é a chamada pesca de barranco, as pindas, etc, quando os pescadores abandonam suas tralhas no local, lixo que tem se constituído na grande maioria dos resíduos coletados.
Neste sentido, placas educativas foram afixadas em vários destes locais, onde se viu por exemplo, papel higiênico espalhado em vários pontos das ilhas, dançando ao sabor do vento.
A placa diz: ATENÇÃO: LEVE SEU LIXO EMBORA