Da Redação – Ezio Garcia
Vídeo anônimo que está circulando nas redes sociais, com narração em castelhano, mostra a fabricação de drones com um dispositivo acoplado, que porta “bolinhas” capazes de incendias florestas quando tocam o solo. Veja abaixo como funciona:
AÇÃO GLOBAL OU LOCAL?
O drone pode descarregar até 30 “bolinhas” por minuto, segundo o narrador, que afirma que o mecanismo destruiu florestas da Austrália, França, Espanha e Portugal, e agora está destrujindo a Amazônia e o Brasil, segundo ele, por iniciativa dos “globalistas”, sem especificar quem.
No interior do estado de São Paulo, a mídia páulistana noticiou inicialmente que os incêndios florestais que devastam o estado poderiam estar acontecendo por ação de facçoes criminosas, como retaliação à disputas com usineiros.
AÇÕES CRIMINOSAS
No vídeo, o narrador critica políticos e mídia em geral que sabem da existência do artefato e nada dizem a respeto.
Por serem produtos tecnológicos, cuja existência circula nas redes sociais, calcula-se que os mesmos estejam disponíveis no mercado, e possam ser adquiridos livremente, por grupos terroristas, facções criminosas ou milionários excêntricos.
Em entrevista publicada no jornal o Estado de São de Paulo nesta quarta feira, 11, o climatologista Carlos Nobre, referência internacional em estudos climáticos e aquecimento global, afirmou que a seca e as altas temperaturas são consequências das mudanças climáticas e ajudam a propagar o fogo, mas que os incêndios , “em 95 a 97% são ações do homem”, e que são “criminosos”.