Educação, Sociedade e Ambiente são temas de simpósio no Campus da Unemat de NX

CONJUNTURA

0

Da Redação

Foi aberto nesta terça feira, 05, no Campus da Unemat de Nova Xavantina, o terceiro SIMBIO – Simpósio Regional de Biologia, evento coordenado pelo Professor Joaquim Manoel da Silva, que este ano traz  o tema “Educação, Sociedade e Ambiente”.

Realizado pelos professores e coordenadores dos cursos de Ciências Biológicas e Agronomia, o simpósio se estenderá até a sexta feira, 08, com a realizações de palestras e mini cursos que entregarão certificados de participação aos alunos inscritos, que lotaram o auditório do Campus na noite desta terça feira.

A Mesa de Autoridades foi composta pelo vice prefeito Ney Welinton, na oportunidade representando o prefeito Cebola; Coordenador Geral do Campus, Professor Ricardo Umetsu; Coordenador do Evento, Professor Joaquim Manoel; Diretor Administrativo do Campus, Rafael Fernandes; coordenadora do curso de Ciências Biológicas, Professora Karina de Cássia e pelo coordenador do curso de agronomia do Campus.

TEMA OPORTUNO

Na noite da abertura, a palestra foi com o Prof.Dr. Dilermando Pereira Lima,da UFMT de Barra do Garças, que falou sobre “Hidroelétricas e seus impactos negativos sobre ecossistemas aquáticos”.

Falando à imprensa local, o Prof. Joaquim disse que o objetivo é procurar enriquecer os conhecimentos dos acadêmicos através da troca de experiências e de aprendizados. “Não é uma semana de férias para os alunos, e sim de trabalho” disse ele em seu discurso de abertura.

São mais de nove mini cursos oferecidos e oito palestras ministradas,mais mesas redondas e apresentações de trabalhos científicos em painéis, abordando um tema atualíssimo, a educação e o papel da sociedade na preservação do meio ambiente.

POLÍTICA DE RESULTADO

O vice prefeito Ney Welinton falou à imprensa, e enalteceu o evento, tanto quanto “a aplicação da política de resultados que favoreçam a comunidade, como é o caso da própria existência do Campus da Unemat de Nova Xavantina, que foi o resultado da ação do ex-prefeito Dr. Osvaldo Toyama e dos vereadores da sua gestão”, citou ele.

De fato, a conquista de um Campus da Unemat para Nova Xavantina foi uma conquista da gestão de Dr. Osvaldo Toyama, uma gestão voltada fortemente para a Educação -que construiu várias escolas rurais entre elas a do Piau-, recuperou o teatro municipal, implantou a Escola Municipal Monteiro Lobato, e o Campus da Unemat, na época, com Indicação da Câmara de Vereadores de autoria do vereador João Moraes.

As entrevistas com o Prof. Joaquim e com o vice prefeito Ney Welinton, irão ao ar no programa Rezende Notícias desta terça feira, 05, que começa às 12 horas, na Rádio Rezende FM- 90.7 – sintonizada em você. Fique ligado!

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here