Revitalização da Praça Hermés Jefferson de Souza vai ser uma surpresa, diz prefeito Cebola

VIDA NA CIDADE

0

Da Redação – Ezio Garcia

Situada num ponto estratégico do setor Xavantina, por onde flui o trânsito de um lado à outro da cidade, na beira da BR-158,  a Praça Hermés Jefferson de Souza teve iniciado seu projeto de revitalização com o calçamento de suas laterais, primeiro passo de uma obra, que, segundo o prefeito João Batista Vaz da Silva, o Cebola, será uma surpresa para toda a população.

SR. ADÃO

Até aqui mantida e cuidada pelo pioneiro Sr. Adão Gomes, que mora ao lado e nela plantou árvores frutíferas e outras do cerrado e dela fez praticamente uma extensão de sua casa e do seu coração, tal o carinho e zelo com que mantém diariamente o local,  a praça terá, segundo o prefeito, uma sistema de iluminação “diferente”, com a luz jogando para as árvores, de baixo para cima, entre outros detalhes, os quais não quis revelar.

“Vai ser uma surpresa,simples, diferente e bonita” adiantou Cebola. Como nas praças do Lions Club e Celso Moura, no setor Nova Brasília, e na atual Praça Iris Dias de Paula, no setor Xavantina, o trabalho deverá transformar a Praça Hermés JS de ponto cego que é atualmente, em mais um cartão postal da cidade, dada a sua localização estratégica.

HERMÉS

O nome do logradouro foi uma Indicação do vereador João Bosco do Nascimento, pioneiro símbolo da cidade, numa homenagem ao filho do Professor Henrique José de Souza e de Dona Helenas Jefferson de Souza, fundadores da Sociedade Brasileira de Eubiose, entidade que possui um dos seus três Templos em Nova Xavantina.

Hermés, que aqui morou e criou seus filhos na década de 80 e aqui veio a falecer em 1987, é o que se chama de pioneiro moderno de NX, pois participou na década de 70 de processo de construção do Templo, através de seu trabalho na empresa Pérola do Oeste, financiadora da obra, de propriedade da família Nilcéias, da qual também participaram, entre outros, além de Hermés, Arquimedes Carpentiere -1º Administrador da SBE-NX- e o ex-prefeito José Frederico Fernandes.

O TEMPLO

Inaugurado em 10 de fevereiro de 1976, o majestoso Templo, de linhas arquitetônicas da Grécia antiga, rapidamente se transformou no cartão postal da cidade, ao lado do Rio das Mortes, impulsionando o turismo esotérico na região e divulgando Nova Xavantina para todo o Brasil e o mundo.

Recentemente, recebeu a visita da equipe do programa Globo Repórter, da Rede Globo, para mais uma das inúmeras reportagens que já se fez sobre a Serra do Roncador, cujo programa foi exibido no último dia 06 de dezembro para todo o Brasil e o mundo.

Em sua justificativa, o vereador Bosquinho argumentou que a Indicação era uma homenagem à Instituição SBE pelo trabalho prestado à Nova Xavantina, quer individualmente, através de seus membros que trabalham incansavelmente pelo município e nele investem recursos, quer coletivamente,  nas convenções bi anuais que a SBE realiza em NX e que traz para a cidade centenas de eubiotas de todo o Brasil, com investimentos e recursos.

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here