Corpo de Bombeiros e PM intensificam combate ao fogo caseiro em NX; infratores podem ser presos

QUEIMADAS

0

Da Redação – Ezio Garcia

Em entrevista ao programa Rezende Notícias na última quarta feira, 20, o Comandante da 4ª Cia. de Bombeiros Militar de Nova Xavantina, Capitão Kunzen, informou que a corporação está combatendo com vigor as fogueiras domésticas no perímetro urbano do município, as chamadas “fogueiras culturais”, em que o morador varre as folhas secas das árvores no final do dia e faz o “foguinho de fundo de quintal”.

QUEIMADAS

A ação está relacionada à chegada do período das queimadas, em que a fumaça resultante de várias fogueiras na cidade podem causar danos à saúde principalmente aos idosos -parcela significativa da população-, causando problemas respiratórios que podem se potencializar com a pandemia do coronavírus.

No ano passado, durante o período, NX ficou coberta durante dois ou três por fumaça, que o Comandante garante ter vindo de fogueiras nos quintais do perímetro urbano.

“Na época houveram alegações de que a fumaça viria das terras indígenas, mas podemos provar por aparelhos tecnológicos que a fumaça vinha e vem do perímetro urbano” disse o Comandante.

AÇÃO

A corporação realizou uma reunião na última terça feira, 19, na sede da 4ª CBM, com as demais forças de segurança do município -Polícia Civil e Polícia Militar-, secretários municipais e representantes da UNEMAT, para traçar estratégias de combate aos incêndios florestais e às fogueiras domésticas.

“Estamos unificados nesta ação. O infrator pode inclusive ser preso, se reincidir ou se negar a parar com a atividade. Temos o respaldo da Polícia Militar para isso. Se recebermos denúncias destes eventos nós iremos in loco verificar e tomar as providências” asseverou.

O Comandante solicitou o apoio da população no sentido de fazer a denúncia tão logo perceba o fogo, pois se demorar, a ação fica nula pois o fogo se apaga. O número do Corpo de Bombeiros para denúncias é 193.

OPÇÕES

Da reunião, participaram representantes do Campus da UNEMAT de Nova Xavantina, que entre os cursos oferecidos estão os de Ciências Biológicas e Agronomia, além de Engenharia Civil e Turismo.

Os professores irão divulgar uma campanha mostrando opções para o destino das folhas secas diárias que caem das árvores, sendo a principal delas, a destinação para um canteiro de compostagem, onde as folhas são acumuladas e com o contato com a terra e a composição orgânica decorrente, forma um poderoso fertilizante natural para o plantio de hortaliças e plantas.

Voltaremos ao assunto.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here