Site do TSE informa andamento dos pedidos de registro de candidaturas; confira o quadro em NX

ELEIÇÕES 2020

0

Da Redação – Ezio Garcia

Está no ar o “DivulgaCandContas” um site disponibilizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que permite a qualquer cidadão ou cidadã acessar a situação do registro de candidaturas à prefeito, vice prefeito e vereador (a) de todos os municípios do território nacional, para as eleições municipais de 15 de novembro próximo.

A informação é do Chefe do Cartório Eleitoral de Nova Xavantina, Eliton  Padilha, em entrevista ao site SN na tarde desta segunda feira, 21. Além da situação do registro, o internauta pode acessar outros dados dos candidatos, como seu patrimônio declarado, prestação de contas da coligação e dos partidos, certidões criminais exigidas, situação eleitoral vigente do postulante, se é ficha suja ou não, e outros dados.

“Basta o interessado bater “divulgacand” no google ou em outras plataformas de busca para acessar todos os dados do processo” disse Eliton, salientando que a ação visa dar total transparência ao processo eleitoral e promover um sistema de informação eficiente, direto e rápido ao público eleitor, já que, devido as condições impostas pela pandemia, as eleições municipais deste ano serão “atípicas”.

NOVA XAVANTINA

Até o fechamento da matéria, na página de Nova Xavantina aparecem os pedidos  de registros das coligações “Unidos por Nova Xavantina”, dos candidatos majoritários João Bang e Pedro Neto, e “Mais Saúde, Emprego e Desenvolvimento” da chapa “Vanusa Pazetto e Pastor Divino Elias; além dos pedidos de registro de 39 (trinta e nove) vereadores dos partidos PL, Podemos e Partido Verde.

Todos estão na condição de “aguardando julgamento”. O prazo final para o encaminhamento dos pedidos de registro é dia 26, ou seja, no próximo sábado.

A Justiça Eleitoral da Comarca de Nova Xavantina -que engloba também os municípios de Campinápolis e Novo São Joaquim- realizou a primeira reunião virtual com os envolvidos na última quinta feira, 17, que contou com cerca de quarenta participantes.

Segundo Elliton, não há previsão para a realização de uma próxima reunião, a menos que surja necessidade.

A PRIMEIRA REUNIÃO

Promovida pelo Exmº Sr. Juíz Eleitoral da Comarca, Dr. Carlos Eduardo de Moraes e Silva, na reunião do dia 17, o magistrado fez algumas pontuações, como o alerta sobre eventuais ações que caracterizem abuso do poder religioso, e citou que fora procurado por uma das coligações (sem citar qual) que propôs um acordo entre as coligações para a diminuição da poluição sonora e visual durante a campanha, fato que vem acontecendo nas últimas eleições municipais em NX.

Sobre o assunto, Eliton ponderou que tal decisão, caso haja interesse entre as partes, “será conduzida e ministrada pelo Ministério Público local e a Justiça Eleitoral irá apenas fazer cumprir os termos do possível acordo”.

A entrevista com o Chefe do Cartório Eleitoral da Comarca de Nova Xavantina, Eliton Padilha, irá ao ar no programa Rezende Notícias desta terça feira, 22. O programa começa ao meio dia, na Rádio Rezende FM. Fique por dentro!

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here