Projeto quer transformar antigo Xalé Lanches Clube em sede da Associação dos Pioneiros de NX; confira

CARA NOVA

0

Da Redação – Ezio Garcia

Aconteceu nesta segunda feira, 02, mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Nova Xavantina, em seu novo horário, às 18.30 horas, seguindo o ritmo da pandemia e com cara totalmente nova. A atual gestão da mesa diretora – sob a presidência do vereador Jubinha- pintou as paredes do plenário numa tonalidade mostarda-cenoura, proporcionando um novíssimo visual interno, que deu um outro astral ao ambiente do legislativo municipal, mais leve e descontraído, mais espiritualizado, sem dúvida nenhuma.

Vários projetos do Poder Executivo foram lidos na ordem do dia, e outros do Poder Legislativo – um com urgência especial, de autoria do vice presidente vereador Anilton Moura (Dem), foi lido e aprovado no ato, o que incluiu no calendário turístico cultural do município, a Festa da Folia de Reis, que acontece todos os anos de 01 à 06 de janeiro.

Outro projeto aprovado por unanimidade foi o de autoria do vereador Sebastião Curica (Dem), lido na sessão anterior, que decreta feriado municipal todo dia 03 de março, por ser a data da emancipação política e administrativa de Nova Xavantina, que este ano completou 42 anos de vida própria.

Já a indicação do vereador Adriano da Constrol (PSB), solicitando do Poder Executivo a aquisição do imóvel na Av. Mestre Venâncio de Oliveira, setor Xavantina, onde funcionou o lendário Xalé Lanches Clube, para doá-lo à Associação dos Pioneiros da Marcha para o Oeste -APMPO- para que a mesma construa sua sede, mereceu do presidente da Casa, vereador Jubinha, um elogio, durante seu pronunciamento na Palavra Livre:

XALÉ LANCHES CLUBE

“Quero parabenizar o vereador Adriano pela iniciativa, que agora temos que transformar em projeto para enviá-lo ao Poder Executivo. Alí é um local de pioneiros, nada mais justo que seja entregue aos seus legítimos representantes”. Ao site SN o presidente adiantou que o prefeito João Bang vê com bons olhos a aquisição, tendo solicitado à Câmara que enviasse o projeto para o seu devido segmento.

Agora desativado, o Xalé Lanches Clube foi nos anos 70 e 80 o único clube de lazer e entretenimento da cidade, especialmente do setor Xavantina, fundado pelo pioneiro, ex-vereador e ex-prefeito João Bosco Nascimento.

Palco de acontecimentos marcantes no período que se seguiu à nossa emancipação política, o Xalé foi o símbolo cultural de uma época, com a realização de carnavais, convenções da SBE, festivais de música, bailes nos finais de semana, torneios esportivos e eventos diversos. Era o ponto de encontro histórico da sociedade nova xavantinense, o outro era o CTG – Centro de Tradições Gaúchas, no bairro Estilac Leal, setor Nova Brasília.

Nada mais justo e apropriado, tornar este endereço histórico e cultural do setor Xavantina, na sede da Associação dos Pioneiros da Marcha para Oeste, pois possui o seu DNA, desde a fundação durante todo o período de existência.

Fazemos votos que esta iniciativa se transforme numa grata realidade, para o bem de nossa memória, história e cultura.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here