Nova tendencia de NX, Exponova fomenta turismo regional, tema de simpósio realizado nesta segunda em BG

AQUI & AGORA

0

Da Redação – Ezio Garcia

O imenso público de municípios vizinhos presentes no desenrolar da 1º Exponova Xavantina, a festa do peão de boiadeiro da gestão João Bang feita com portões abertos, comprova a teoria de que o turismo regional é a grande sacada do momento dos municípios do Vale do Araguaia e da região do Roncador para impulsionar suas economias, fazendo girar um “dinheirinho” tão bem vindo nestes tempos de inflação e de vacas magras na economia nacional.

Desde a abertura do evento, na quarta feira; seguindo na segunda noite nesta quinta feira e com certeza absoluta nesta sexta feira e no sábado, 07, em virtude de já estarmos em pleno final de semana, com tempo livre para visitas às prais e cachoeiras; o público chamado “de fora” marca uma forte presença em Nova Xavantina, não só nos shows e montarias do evento, mas durante o dia, lotando supermercados, postos de gasolina, hotéis e casas comerciais, mostrando ser este realmente o novo rumo ou a nova tendência de municípios agraciados pela Natureza e por Deus com atrativos turísticos naturais exuberantes como é o caso de NX, com o Rio das Mortes, seus afluentes, cachoeiras, praias naturais e diversos outros atrativos.

SIMPÓSIO

Foi seguindo esta sinalização de tendencias que na última segunda feira, 02, ocorreu a abertura do Simpósio de Turismo de Barra do Garças, promovido pela Secretaria Municipal de Turismo de Barra do Garças – MT, na qual se fizeram presentes a Secretária Municipal de Turismo e Cultura de NX, Drª Geysa Ribeiro, e a Diretora de Projetos e Eventos Culturais da Secretaria, Cristiane Maria dos Santos, que dialogaram sobre o desenvolvimento do turismo em âmbito regional e futuros projetos da Instância de Governança Regional (IGR) Região Turística Roncador-Xingu.


Na manhã do dia 03, aconteceu uma reunião da IGR Região Turística Roncador-Xingu com a presença de Diego Orsini, representando o Secretário do Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), e de secretárias e secretários municipais de turismo.


Na noite do mesmo dia, houve a palestra da Profa. Rita Garcia, Coordenadora do Curso de Turismo da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Nova Xavantina. A Secretaria de Turismo e Cultura de Nova Xavantina, com o apoio da Secretaria de Educação e Assistência Social de Nova Xavantina, viabilizaram o transporte de acadêmicos e professores do Curso de Turismo da UNEMAT para participarem do evento.


A Secretária Geysa afirmou que “a atual gestão do prefeito João Bang está comprometida com o desenvolvimento do Turismo municipal e regional”, e parabeniza em especial a Secretária de Turismo de Barra do Garças Jessika S. Hirata, pela realização do Simpósio de Turismo de Barra do Garças que veio fomentar o conhecimento no setor do Turismo com ótimos temas e palestrantes.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here