Lido projeto de Lei que firma convênio Prefeitura/SBE para realização de concurso literário bi anual em NX

A NOVA PARATI

0

Da Redação – Ezio Garcia

Foi lido na sessão plenária da última segunda feira, 09, na Câmara Municipal de Nova Xavantina, o projeto de Lei Municipal nº042/2022, de autoria do Poder Executivo, que firma convênio entre a Prefeitura de NX e Instituto Cultural Brasileiro de Ação e Cidadania Helio Jefferson de Souza Filho, órgão da Sociedade Brasileira de Eubiose, para a realização bi anual (a cada dois anos), do Prêmio Internacional Henrique José de Souza de Literatura – Cidade de Nova Xavantina-MT, este ano em sua quarta edição.

O projeto prevê o repasse de 20 salários mínimos para a realização do evento, é válido para dois anos e poderá ser renovado por igual período, de modo a garantir sempre a realização do certame literário, que, segundo seus idealizadores, pretende transformar Nova Xavantina na nova Parati-RJ do cerrado, seguindo os passos da cidade que com a sua feira anual do livro é divulgada mundialmente em cada realização.

Lido na última segunda feira, o projeto será votado na próxima segunda feira, 16, a partir das 18.30 horas, horário de início das sessões. A Cãmara Municipal de Nova Xavantina transmite ao vivo suas sessões legislativas bastando ao internauta, em qualquer parte do mundo, acessar o site da Câmara e clicar nas plataformas instagram e you tub.

A NOVA PARATI

O Prêmio internacional Henrique José de Souza de Literatura – Cidade de Nova Xavantina- é realizado pela Sociedade Brasileira de Eubiose, através do Instituto Cultural Brasileiro de Ação e Cidadania, com sede em São Lourenço-MG, e acontece a cada dois anos, nos anos de convenção da entidade em Nova Xavantina, que são os anos pares (2024,2026…), como agora, 2022, em agosto próximo, com a IV edição.

Desde a sua primeira edição, em 2014, quando trouxe o show do cantor e compositor Almir Sater para a praia do Sol, no complexo balneário, o evento já distribuiu mais de R$ 160 mil em prêmios (incluindo o show de Almir Sater); recebeu inscrições de cerca de 50 países, mobilizou poetas, escritores e estudantes do Brasil e do mundo.

A ideia dos organizadores, além dos objetivos sócios culturais e educacionais, é divulgar a cidade de Nova Xavantina como pólo cultural do Brasil e do mundo, a partir do evento literário, a exemplo da cidade de Parati-RJ, conhecida mundialmente pela sua Feira Anual do Livro; Gramados-RS, com sua exposição de cinema todos os anos; idem a cidade de Veneza na Itália, Cannes, na França, etc.

IV EDIÇÃO

A divulgação dos resultados e entrega dos prêmios acontece durante a convenção da SBE em Nova Xavantina, sempre no mês de agosto. Para esta quarta edição, conforme o Edital da comissão organizadora, estão previstas quatro categorias: poesia, com tema livre e premiação para 1º, 2º e 3º lugares mais troféus e certificados; redação para estudantes do 2º grau de NX, com o tema: “Como a Educação Básica pode melhorar o Brasil?”, com premiação do 1º ao 5º colocados mais troféus e certificados.

O mesmo tema para estudantes do 2º grau das cidades de São Lourenço-MG e Itaparica-BA, as duas outras cidades templárias da entidade no Brasil e no mundo, com premiações que vão do 1º ao 3º colocados mais troféus e certificados; e a categoria especial de redação para estudantes do 5º ano do ensino básico fundamental de Nova Xavantina, com o tema “O que eu gosto e o que não gosto em Nova Xavantina”, com premiações do 1º ao 5º colocados mais troféus e certificados.

O período de inscrições dos trabalhos nesta IV edição se abre em 27 de abril e fecha dia 10 de junho de 2022, e serão feitas, como das outras vezes, no site do concurso: iculturalbr.org.br

Estão muitíssimo de parabéns todos os envolvidos.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here