Enquanto isso na Câmara…

VIDA NA CIDADE

0

Vereadores articulam implantação de travessia para pedestres na BR 158 em frente ao Ginásio de Esportes Fredericão; projeto de incentivo à realização de concurso literário bi anual em NX é aprovado por unanimidade

Da Redação – Ezio Garcia

Sessão ordinária realizada nesta segunda feira, 16, na Câmara Municipal de Nova Xavantina, aprovou por unanimidade projeto de lei de autoria do Poder Executivo, que concede incentivo à realização do concurso literário bi anual em Nova Xavantina, com recursos de 20 salários mínimos para cada edição.

Este ano em sua quarta realização, o Prêmio Internacional de Literatura Henrique José de Souza – Cidade de Nova Xavantina- teve a sua primeira edição em 2014, quando trouxe o show do cantor e compositor global Almir Sater para o complexo balneário da Praia do Sol.

O certame envolve escritores, poetas e estudantes do primeiro e segundo graus de todo o Brasil e de mais de cinquenta países de língua portuguesa e é realizado pela Sociedade Brasileira de Eubiose, através do Instituto Cultural Brasileiro Ação e Cidadania, cuja premiação e divulgação dos resultados acontece sempre nas convenções da entidade em NX, como agora, em 2022, entre os dias 10 e 14 de agosto próximo, no Espaço Cultural Helena Jefferson de Souza, em frente ao Templo da SBE, no setor Xavantina.

CEZINHA

Em seu pronunciamento durante a discussão do projeto, o vereador Paulo César Trindade, o Cezinha (PSD), destacou a importância da aprovação do incentivo, citando a modalidade “Redação” incluída no Edital deste ano, exclusiva para alunos do 5º ano do ensino básico fundamental do município, com o tema “o que eu gosto e o que não gosto em Nova Xavantina”.

“Esta modalidade vai ser muito importante até para nós políticos conhecermos o que pensam as nossas crianças e adolescentes sobre a nossa cidade. O que eles anseiam, o que está certo e o que podemos melhorar; vai servir de parâmetro para nossas futuras ações” disse o vereador, complementando que o evento divulga Nova Xavantina, lota os hotéis e movimenta a cidade durante a semana da convenção.

Aberta a votação, todos os onze vereadores votaram favoravelmente e o projeto foi aprovado por unanimidade.

TRAVESSIA PARA PEDESTRES

Visando dar maior segurança para os hóspedes do Hotel Central -que é vizinho ao Templo da SBE em NX e do público estudantil esportivo nas grandes competições realizadas no Ginásio de Esportes Fredericão- os vereadores Adriano da Constrol (PSD) e Paulo Cézar Trindade, Cézinha (PSD), articularam pedido de Indicação já encaminhado à Secretaria da Câmara para ser lido na sessão da próxima segunda feira, indicando a necessidade da implantação de um semáforo de travessia para pedestres em frente ao Ginásio de Esportes, ao lado do Hotel Central, no setor Xavantina.

Ação neste sentido já havia sido desenvolvida pelo vereador Cezinha no mandato anterior, em 2018, mas sua Indicação parou nas gavetas do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes-seccional de Cuiabá-MT, orgão que a nível nacional controla as rodovias federais.

Agora a ação se inicia novamente pelas mãos do vereador Adriano, que junto com Cezinha, os demais pares da Casa e o apoio imprescindível do `Poder Executivo Municipal, na pessoa do prefeito João Bang, com seu trânsito e ótimas relações em Cuiabá e Brasília; pretendem solucionar o problema, que a cada dia se torna mais sério, com o aumento do tráfego pela BR-158, o que torna difícil e perigosa a travessia da BR, principalmente para os idosos.

Hóspedes do Hotel Central relataram à reportagem a dificuldade da travessia, tendo que se aguardar um tempo considerável para atravessar a pé a pista, dependendo do horário e do fluxo.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here