Da indicação na Câmara à inauguração da obra, prefeito João Bang realiza sonho da UBS no PA Safra

A SAÚDE AMPLIADA

0

Redação – Ezio Garcia

Fotos: Valteri Araújo e Jujuba

“Toda grande caminhada começa com o primeiro passo” disse o mestre chinês Confúcio, filósofo da antiguidade. E esta é a melhor frase para definir a grande conquista da comunidade rural do PA Safra, Rancho Amigo e região, que foi a construção e inauguração na última sexta feira, 17, da Unidade de Saúde Básica do PA Safra -Aristides Martins Pacheco-, extensão da UBS Rural Central, que fica no centro do setor Nova Brasília e que atende à toda comunidade rural do município.

A obra começou no mandato do então vereador João Bang, que indicou para o Poder Executivo Municipal a necessidade da construção da UBS. Deu um passo adiante quando o vereador com a Indicação aprovada foi buscar apoio junto ao senador Jaime Campos (União) e obteve do senador a viabilização de recursos no valor de R$ 400 mil para a realização da obra.

Eleito prefeito em 2020, a gestão deu início à construção, concluída e inaugurada nesta sexta feira, com 192 m2 de área construída, moderna e funcional, de bonito visual e dentro dos padrões exigidos pela Organização Mundial de Saúde, com sala de vacinas, de enfermeiros, de triagem, dos médicos, da recepção, de odontologia, garagem, banheiros para PNE e ampla área de circulação. O projeto homenageou um dos grandes pioneiros do PA Safra, o Sr. Aristides Martins Pacheco, da família dos mineiros, dando o seu nome `UBS.

REALIDADE

“É muita emoção, ver uma obra pronta, que comecei quando era vereador. Só tenho que agradecer à Deus em primeiro lugar, ao senador Jayme Campos pelos recursos, aos vereadores pelo apoio e aos servidores públicos municipais, que tornaram este sonho realidade” dizia emocionado o prefeito João Bang, no almoço de confraternização que se seguiu à cerimônia de inauguração, onde estiveram presentes vereadores, secretários municipais e representantes da comunidade local.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Ilza Fabíola, logo após o almoço da sexta feira a UBS já entrou em funcionamento, atendendo a população de toda região, sem distinção de localidade. “Vai ser demanda livre. Quem for lá vai ser atendido” disse a Secretária.

Será uma equipe coordenada pela Enfermeira Padrão Jéssica Araújo, que atenderá de segunda à sexta feira, nos dois períodos, com a visita médica semanal, neste mês à cargo da Drª Camila Caetano, que está cobrindo as férias de Dr. Rodrigo dos Santos Moreira, médico do PSF Rural Central.

Parabéns à todos e vamos em frente, pois, como diz o povo, “saúde é o que interessa, o resto não tem pressa”.

Viva Nova Xavantina!

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here