Cachoeiras intensificam turismo de natureza em NX; atrativos são destinos de eventos sociais

0

Da Redação – Ezio Garcia

Desde que o mundo é mundo, o complexo de cachoeiras que formam a hoje denominada Cachoeira da Saudade -nome dado pelos proprietários por ela deixar saudade a todos que a visitam-; impressiona e impacta mesmo aos que já a conhecem e tiram um tempinho para revisitar este impressionante atrativo turístico de Nova Xavantina..

À 30 km do centro, a cachoeira faz parte de um complexo turístico xavantinense que engloba dezenas de cachoeiras, pequenas e grandes, todas situadas em propriedades particulares mas com acesso ao público e com infra estrutura para receber turistas.

Ela é, no entanto, como atrativo turístico, o mais antigo e cultural da cidade, como o Córrego do Antártico -que ganhou este nome devido aos expedicionários, nas sofridas décadas de 50, 60 e 70, irem lá tomar “umas antárticas” com suas famílias. Hoje seria Skol ou Heineken …

TURISMO DE NATUREZA

Segundo o Assessor da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de NX, Elvis Zuim, este tipo de turismo, o das cachoeiras, faz parte do que se chama turismo de natureza, uma modalidade cada vez mais procurada em todo o planeta, devido à ânsia quase religiosa da humanidade de se reencontrar consigo mesma, o que o contato com a natureza ajuda, e muito.

Na mesma rota -região do Antártico ou da Ilha do Coco- estão as cachoeiras da Gratidão, Abonízia, Nascente, Praia do Bosco, do Sr. Benedito Ferreira, do Rancho Ponte de Pedra e do Rio Ponte de Pedra -que banha o setor.

Ela é formada por quatro cachoeiras, que despencam em quatro saltos por entre pedras monumentais, formando a maravilhosa piscina, onde centenas de peixes voadeira passeiam entre os banhistas. O local é propício à tudo: trilhas, descanso, lazer, churrasco, tem wi fi, mesas para as famílias e serve porções.

Alí, o melhor é não fazer nada, ficar em silêncio, e deixar que a natureza faça o resto, e ela faz. Paga-se R$ 30,00 por pessoa para entrar e ficar o tempo que quiser, nela e em todas as demais.

EVENTOS SOCIAIS

A prova de que a cachoeira da Saudade é o mais antigo e cultural atrativo turístico da cidade, depois do Córrego do Antártico, está no fato de que moradores do município e região, o tem procurado para passar momentos agradáveis com amigos e convidados em eventos sociais como aniversários ou casamentos.

Foi o que aconteceu na última segunda feira, 18, quando o empresário de NX Leandro Sauer, proprietário do restaurante Flutua Beach, comemorou lá o seu aniversário, junto com a família, amigos e colaboradores.

“Caiu numa segunda feira e muitos não puderam ir mas foi maravilhoso comemorar junto à natureza” disse o empresário, que confirmou a sua sintonia, amor e respeito por esta modalidade turística, lá que construiu o seu empreendimento nas águas do Rio das Mortes.

Naquele mesmo dia um casamento se realizava no local. Um casal de jovens da região, uniram-se à sua maneira na piscina, ambos de branco, filmados e fotografados pelos amigos.

PREFEITURA

Estão de parabéns a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura e Secretaria Municipal de Infra Estrautura da gestão do prefeito João Bang, por manter a estrada e acessos em ótimo estado de conservação, inteiramente sinalizados, com placas indicativas, propiciando conforto e segurança aos motoristas.

Maiores informações sobre todos os astrativos turísticos de de NX poderão ser obtidos pelo telefone (66) 9.9982-5846, da Secretaria de Turismo e Cultura.

Visite nossas cachoeiras. Você sentirá saudades dos momentos alí vividos.

Veja as fotos:

COMPARTILHAR