Projeto ambiental que preserva Rio das Mortes presta conta de suas atividades e prepara ações para 2024

RIO LIMPO RIO LINDO

0

Da Redação – Ezio Garcia, com fotos da Assessoria

Na última terça feira, 02, membros do projeto ambiental Rio Limpo, Rio Rindo, visitaram as sedes da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores e Ministério Público de Nova Xavantina, para entregar o Relatório de Atividades e Prestação de Contas das ações realizadas no ano de 2023, de coleta de resíduos solidos e análise da qualidade da àgua do Rio das Mortes.

As entidades são parceiras da Associação que há 19 anos presta voluntáriamente o trabalho, de manutenção, monitoração e preservação da qualidade da água do Rio das Mortes, já tendo retirado mais de 40 toneladas de lixo urbano de suas margens, e realizado exames periódicos da qualidade da água que abastece o municipio.

AÇÕES

A última ação, realizada entre os dias 06 e 11 demaio passado, percorreu 140 km rio abaixo, num total de 280 km idae volta, recolhendo resíduos sólidos e coletando amostras para análise da água, com acompanhamento do Ministério Público e técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Na ação foram retirados 1.594 kg de lixo, sendo 464 kg em Nova Nazaré e 1.130 kg no município de Nova Xavantina.

As coletas de água para análise foram realizadas em trêspontos distintos: à 40 metros acima da captação de águas pelo SETAE; nas nascentes que abastecem as piscinas naturais do complexo balneário e na Creche Ana Célia Moreira Sales, ponto de entrega do produto para o consumo. O resultado foi satisfatório em todas as análises feitas

PARCEIROS

No gabinete do prefeito João Bang, a equipe demonstrou passo por passo todo o trabalho realizado, que foi visitado duas vezes pelo prefeito durante sua execução. “O trabalho de vocês é sério, eu vi isso pessoalmente” disse João Bang, que chegou a se emocionar ao falar da ação.

Ele garantiu a manutrenção da parceria para 2024, na liberação dos recursos, em parceria com a Câmara Municipal.

Além dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário -através do Ministério Público- o projeto ambiental conta com o apoio de empresas e empresários parceiros do município desde o ano de sua fundação, em 2005, como Café Camarada, Laticínios Cajes e outros.

Segundo a presidência da Associação, para este ano, a equipe já trabalha na coleta de amostras de água para envio ao laboratório que fará as análises; e definirá, em reunião, a data e percurso que serão trabalhados na proxima etapa de coleta de resíduos sólidos.

COMPARTILHAR