Para conter transmissão do vírus, prefeito João Bang suspende festas e eventos por 30 dias em NX

PANDEMIA

0

Da Redação – Ezio Garcia

Em reunião de gabinete acontecida na tarde desta terça feira, 05, o prefeito de Nova Xavantina, João Machado Neto, o João Bang, juntamente com membros do Comitê de Enfrentamento da Pandemia do Coronovírus, decidiu pela edição de novo decreto contendo medidas de prevenção da expansão do contágio pelo vírus covid-19 no município.

O decreto, que está sendo redigido para entrar em vigor nesta quarta feira, proibe a realização de festas, eventos e aglomerações de qualquer espécie pelo período de trinta dias.

OS NÚMEROS

Depois de uma relativa baixa nos casos confirmados, o número começou a subir nos últimos dias, após o Natal, seguindo os números de todo o País e no mundo. “Temos que tomar medidas agora para não ter que fechar geral se a situação não melhorar” justificou o prefeito.

Segundo ele, a decisão de reunir o comitê foi tomada após visita pela manhã ao hospital municipal onde encontrou um grande movimento no atendimento.

No boletim diário  desta terça feira, 05, emitido pela Secretaria Municipal de Saúde contendo os números da pandemia, são quatro pacientes internados no Hospital Municipal e 42 medicados com sintomas em isolamento domiciliar, sendo contabilizados 18 óbitos desde o início da pandemia.

No pico da transmissão registrado no ano passado, o hospital municipal chegou a ter 07 pacientes internados.  No momento estamos com quatro. “Já está faltando médicos nos PSFs para o atendimento da população” informou o Coordenador da Divisão de Atenção Básica de NX, Danilo Camargo.

COMO VAI SER

Pelo decreto, neste periodo de trinta dias, bares e restaurantes poderão funcionar, porém sem a realização de shows ao vivo para evitar aglomeração. “Só som ambiente e bem baixinho, para não atrair aglomeração” explicou o prefeito.

“Pedimos encarecidamente a colaboração de todos, que observem as regras e não façam nem participem de aglomeraçoes, para não termos que tomar medidas mais drásticas que não queremos tomar. Queremos ver o comércio aberto, funcionando, todos trabalhando e se divirtindo, com saúde, mas para isso temos que colaborar” exortou João Bang.

Bang se dirigiu à juventude em especial: “Eu sei que todos querem festar, eu também quero, mas vai ter a hora certa em que todos vamos poder festar livremente e com segurança. A vacina vem aí” lembrou.

Da reunião participaram os membros do comitê representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Secretárias Municipais da Saúde, Ilze Fabíola; do Turismo, Meio Ambiente Agricultura Familiar, Drª Geyza Ribeiro, e servidores da Secretaria Municipal de Saúde.

UBS SANTA ANA

Pela manhã, o prefeito e o Secretário Municipal de Administração e Finanças, João Aílton Barbosa, realizaram uma reunião com os servidores da Unidade Básica de Saúde Gabriel Caetano Rosa Abreu, no bairro Jardim Santa Ana, onde se concentra o maior número de atendimentos do município, devido aos diversos bairros sob a sua jurisdição.

A reunião seguiu a sua linha de trabalho estabelecida para a primeira semana do mandato, que começou com a visita ao hospital municipal na segunda feira, 04, e que tem por objetivo conhecer os problemas das unidades e discutir as soluções com os servidores.

“Meu foco é a saúde mas eu não vou deixar nenhuma Secretaria desassistida” assinalou Bang.

Veja as fotos:

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here