Cebola homenageia Eubiose e Pioneiros na inauguração da bela Praça Hermés Jefferson de Souza

HISTÓRIA

0

Da Redação – Ezio Garcia

Obra de revitalização planejada para ser inaugurada no último dia de sua administração, o agora ex-prefeito de Nova Xavantina, João Batista Vaz da Silva, o Cebola, realizou na boca da noite do último dia 31, a cerimônia de inauguração da bela Praça Hermés Jefferson de Souza. Hermés (in memorian), é ex-morador de NX e filho do casal fundador da Sociedade Brasileira de Eubiose, Professor Henrique José de Souza e sua esposa, Dona Helena Jefferson de Souza.

No ato solene, simples e marcante, estiveram presentes, além do prefeito Cebola, Secretários e colaboradores; os dois filhos de Hermés, Ariel Ricco Jefferson de Souza e Alina Ricco Jefferson de Souza, que moraram em NX durante a infância, hoje residentes em Brasília, e vieram especialmente para o ato; o ex-prefeito Gercino Caetano Rosa -parceiro da SBE em todas as suas atividades; o atual prefeito João Bang e Secretários; amigos e Pioneiros da Expedição Roncador Xingú, como os Pioneiros Hélio Milhomem e Adão Gomes, também homenageado no evento.

EUBIOSE

O nome da praça segue a determinação da Lei Municipal nº 597 sancionada em 11 de novembro de 1994, assinada pelo ex-prefeito Sebastião Carlos Toledo, atendendo à Indicação do então vereador João Bosco Nascimento -um dos pioneiros símbolo da cidade.

Em sua justificativa, o vereador homenageia a Instituição que desde 1976, quando foi inaugurado um dos seus três únicos Templos em NX -os outros dois são em São Lourenço-MG e na Ilha de Itaparica-BA- divulga a cidade para o Brasil e o mundo, fomenta o turismo local e regional atraindo recursos e investimentos,  e participa diuturnamente do processo cultural, artístico e educacional do município e região.

“Temos que reconhecer o legado da Eubiose em nossa cidade e região” disse Cebola, momentos antes de descerrar a placa contendo o nome da praça.

SR. ADÃO

Outra placa, descerrada em seguida, homenageou outro importante segmento social de NX, os Pioneiros, na pessoa do Sr. Adão Gomes.

Desde quando foi criado, o referido espaço público passou a ser usado para instalação de circos itinerantes, como o Peteleco, e após isso, o local ficou esquecido num ponto cego da geografia urbana, quando o Sr. Adão, morador ao lado, plantou dezenas de árvores frutíferas, todas nativas, que deram nova vida ao logradouro, tornando-o assombreado e aprazível, ideal para a construção de uma praça, o que agora foi feito.

O projeto, de autoria pessoal do prefeito, segue essa característica, mantendo a copa das árvores para não fazer incidir o sol nos seus passeios e inúmeros bancos de madeira de lei envernizados distribuidos ao longo da praça, ideal para se passar momentos agradáveis, saudáveis e prazeirosos, frescos e iluminados, com internet livre.

“Já vou nomear desde já o Sr. Adão Gomes o Gerente da Praça” disse Cebola. Ariel Ricco, filho de Hermés, que falou em nome da família, agradeceu ao Pioneiro pelo trabalho, e humildemente fez a mesma solicitação, que a vigilância continuasse.

“Agora tem que vigiar, para evitar que vândalos destruam esta beleza” disse extasiada uma moradora presente.

ESSÊNCIA

Uma apresentação de capoeira feita por alunos de Mestre Tinin encerrou o evento, que enalteceu, homenageou e fixou fisicamente em Nova Xavantina uma de suas essências ou raízes mais puras: a Sociedade Brasileira de Eubiose, presente fisicamente no município desde 1976, e os Pioneiros e seus descendentes, que desde 1943, abriram a picada para que tudo acontecesse.

Parabéns ex-prefeito Cebola pelo grande feito. As gerações futuras saberão reconhecer este valoroso trabalho e lhe agradecer eternamente.

Veja as fotos:

 

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here