Prefeitura e Energisa definem soluções para problemas de energia na região dos PAs Safra e Rancho Amigo

INFRA ESTRUTURA

0

Da Redação – Ezio Garcia

Em reunião acontecida na tarde desta segunda feira, 01, no gabinete do prefeito João Bang, na Prefeitura de Nova Xavantina, lideranças dos PAs Safra, Rancho Amigo, representante da Energisa regional de Barra do Garças, Sr. Wakilla,  prefeito municipal, vice prefeito Pedro Neto e vereadores Ednaldo Fragas e Edmundo Gonçalves, discutiram um problema que vem atormentando os moradores da região há anos: a manutenção da rede de energia elétrica que serve à localidade.

SEM ENERGIA

Segundo a reclamação dos moradores, a rede monofásica que atende à região, além de ser insuficiente para atender à demanda atual, sofre de falta de manutenção, com demora até de vários dias sem energia, quando uma chuva, temporal ou ventos fortes desarmam a chave do transformador que alimenta a rede.

“Semana passada, a energia acabou segunda feira a noite, e só voltou na quinta feira” relatou Sr. Edmilson, pequeno produtor do PA Safra. Compreensívelmente, o problema tem causado prejuízos materiais e desconforto aos moradores. Segundo os relatos, centenas de litros de leite já foram perdidos devido ao fato.

Presente na reunião, o Sr. Wakilla, representante da Energia -acionada pelos poderes públicos para solucionar a demanda- relatou que que a empresa está agindo em três frentes para solucionar a ocorrência: realização de poda de árvores (que já começou, segundo atestou um dos moradores); manutenção mais constante da rede e divisão de circuíto, redistribuindo os pontos de entrega de energia para que não fique toda a comunidade ligada numa única chave.

REDE TRIFÁSICA

O prefeito João Bang, ao abrir a reunião e pontuar sobre a problema, após enumerar as ações que a Energisa já estava realizando, destacou que a localidade precisa mesmo é de uma rede trifásica, pois a atual monofásica não atende mais às necessidades da população, que está em franco desenvolvimento e progresso, exigindo mais energia.

“Após solucionar esta questão de momento, com as pódas de árvores, manutenção da rede e divisão de circuíto, vamos trabalhar duro para trazer a rede trifásica, pois o potencial de crescimento da região é grande, alí já se está plantando soja e logo logo algúem vai querer instalar um galpão de armazenamento, e vai precisar de energia. Vamos correr atrás disso dia e noite até conseguir, através de nossas lideranças políticas” projetou o prefeito.

Esta é opinião também do vereador Sr. Edumundo, um dos representantes da região, que alí reside e tem propriedade: “Hoje, só com as oficinas mecânicas, mercados, aparelhos de ar condicionado, etc, que já temos instalado, quando tudo está ligado,  a energia cai, não aguenta” explicou.

O representante da Energisa disse que o trabalho que está sendo feito deverá ser concluído ainda no mês de fevereiro, e sugeriu a realização de uma nova reunião, após este prazo, para se apurar se realmente o problema foi solucionado.

EMPENHO

Quanto à instalação da rede trifásica, com o aumento da energia ofertada, segundo Sr. Wakilla, depende de projetos a serem enviados à empresa que comprovem a demanda de energia reprimida, o que, segundo o prefeito,  não será problema para a sua gestão:

“A população pode ficar tranquila que nós vamos lutar dia e noite para trazer a rede trifásica para as diversas localidades da região dos PAs Safra e Rancho Amigo, pois eles dependem disso para progredir e é isso o que queremos: progresso para todos. Vamos lutar por isso e vamos trazer, tenho certeza absoluta que vamos conseguir” finalizou.

Entrevistas com o presidente da Associação dos Pequenos Produtores do PA Safra, Sr. Lourenço Alberto Alves, com os vereadores Ednaldo Fragas e Edmundo Gonçalves, com o vice prefeito Pedro Neto e com o prefeito João Bang, irão ao ar no programa Rezende Notícias desta terça feira, 02, que começa às 12 horas, na Rádio Rezende FM.

Acompanhe!

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here