Morre Sr. Dirson Weihs, músico e agricultor pioneiro de Nova Xavantina

LUTO

0

Da Redação – Ezio Garcia

Aos 71 anos, faleceu no início da noite desta terça feira, 21, em Nova Xavantina, por problemas de coração, o Sr. Dirson Wheis,  músico e produtor pioneiro do ramo das hortaliças em Nova Xavantina.

Os filhos Alison e Marla noticiaram a morte  do pai, em suas páginas do facebook. “O gigante tombou mas sempre estará conosco” escreveu Marla, completando: “O coração não resistiu”.

Sr. Dirson era gaúcho da cidade de Ibirubá-RS, deixa  esposa Dona Vidamira e os filhos Alisson, Marla e Mediane. O velório será à partir das 19.30 horas, na Casa Mortuária, informou Marla.

HISTÓRIA

Pioneiro do ramo das hortaliças de grande produção caseira, que abastecia a cidade, Sr. Dirson fez história em Nova Xavantina, quando no início dos anos 80 introduziu a prática do plantio “natural” de legumes e folhas, usando nutrientes e fertilizantes naturais, sem utilizar adubos químicos ou defensivos.

Prática revolucionária e futurista para a época, na verdade, a primeira manifestação concreta de consciência ecológica e ambiental no município, sua propriedade, na estrada do Murtinho, era uma espécie de escola modelo, que chamava a atenção de todos e ensinava jovens que queriam aprender as técnicas do plantio natural, então a grande novidade na produção de alimentos de forma caseira e artesanal.

Sr. Dirson também era músico excepcional e profissional, tocando com maestria instrumentos como a sanfona, teclados e violão, tendo regido por muito tempo o coral de sua Igreja, a Lutherana, e também chegou a ser contratado pela UNEMAT para reger o coral do Campus de NX.

O site SN se solidariza com a família pela dor da perda.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here